03 maio 2011

EU E O SANTO JOÃO PAULO II

Eu, de barba e chapéu de copa alta, ao lado de João Paulo II
Nestes dias em que a notícia da canonização do Papa João Paulo II está na pauta principal de todos os veículos de comunicação, me vem a lembrança um acontecimento importante para todos os gaúchos, e que, especialmente pra mim, tem um valor especial.
No dia 05 de julho de 1980, por ocasião da passagem oficial do Papa pela cidade de Porto Alegre, eu tive o privilégio de conversar rapidamente como João Paulo II e, a seu lado, posar para um foto que dias depois foi estampada nos principais jornais do Rio Grande do Sul e na Revista Manchete, á época figurando entre as publicações de maior circulação e prestígio no Brasil.
A referida fotografia foi tirada durante um grande encontro de tradicionalistas com o Papa, ao lado do Gigantinho, que reuniu centenas de cavalarianos, dirigentes do MTG, algumas autoridades e também as cinco melhores invernadas artísticas do estado que, de forma padronizada, apresentaram três danças tradicionais ao Santo Padre. As danças eram: Pézinho, Balaio e Tatu Novo. As invernadas representavam os CTGs  Tiarayu, Aldeia dos Anjos, Brasão do Rio Grande, 35 e Coronel Chico Borges, do qual eu era integrante e instrutor. 
O "homem" gostou tanto do que viu que, para agradável surpresa,  resolveu descer do "papa móvel" e ir até o palco onde nós estávamos, estendendo-nos sua mão, conversando e posando para a foto histórica que reproduzo aqui para vocês leitores do blog.   Foi um momento inesquecível  para  aquela gurizada que ainda hoje se emociona ao lembrar do fato.
Mesmo não sendo católico romano - sou anglicano -, fiquei muito feliz com a beatificação de João Paulo II e torço muito pela sua canonização.   
Um homem que tem o carisma, a simpatia, a notória capacidade de união das pessoas e a incrível sensibilidade de perdoar até  mesmo quem tentou tirar-lhe a vida, merece mesmo ser "santificado". 
Quem poderia imaginar que eu, à época com 20 anos de idade, e toda aquela turma estaríamos posando ao lado de um "Santo".
A benção João de Deus, o "Papa Gaúcho" !

Nenhum comentário:

Postar um comentário