24 abril 2015

35 ANOS DA APRESENTAÇÃO PARA O PAPA


Em 05 de julho de 1980, por ocasião da visita do Papa João Paulo II a Porto Alegre, as invernadas artísticas dos CTGs  Aldeia dos Anjos, Brasão do Rio Grande, Tiarayu, 35 e Cel. Chico Borges, reunidas ao lado do Gigantinho, apresentaram algumas danças tradicionais gaúchas para o Santo Padre.  
O grupo do Chico Borges, naquela ocasião, esteve formado pelos seguintes integrantes: Jairo Reis (eu) e Ana Maria Gomes; Sirângelo Cardeal e Silvânia Cardoso;  Luiz Ângelo Cunha (Gigio) e Silvana Godoy Gil; Márcio Teixeira e Rosi Mari Santos (Zica); Luiz Carlos Ferreira (Luizinho) e Andréa Godoy Gil.  Estavam também conosco, o gaiteiro Zé João, o nosso comandante Milton dos Santos e o Patrão do CTG, Tio Waltor Oliveira, além, é claro, do Tio Djalmo Oliveira e do meu pai Jarcy Reis, que era o Coordenador da 23ª Região Tradicionalista.
Depois de assistir e aplaudir o espetáculo, o Papa fez questão de posar para fotos com aqueles jovens peões e prendas.  Desceu do “papa móvel” e veio em direção ao grupo, abençoando a todos que tocava.  Querendo posicionar-se mais ao fundo, onde causalmente eu estava, o Papa estende o braço esquerdo buscando apoio para o seu caminhar. Ao perceber aquela mão vindo em minha direção, a agarrei e, assim, conduzi João Paulo II com segurança, posicionando-o á minha esquerda, após o que, abracei-o, pousando minha mão esquerda sobre seu ombro, num gesto de acolhimento aquela ilustre e santificada figura.  Emoção e energia indescritíveis para aquele “guri” de apenas 20 anos de idade.
As imagens daquela dia foram veiculadas em diversas emissora de TV, jornais da época, como Zero Hora e Folha da Tarde, e também numa edição especial da Revista Manchete.
Eu sou o jovem barbudo, de camisa branca, colete escuro e chapéu coco, ao lado do "Home". 
Será que alguém mais se identifica na foto ?

Passados 35 anos, gostaria muito de reencontrar aquela turma para rememorarmos as emoções daquele momento fantástico e inesquecível.   Razão pela qual, estou propondo a realização de um Encontro para comemorarmos os “35 Anos da Apresentação para o Papa”.   Uma excelente oportunidade para matarmos a saudade e, entre um chimarrão e uma prosa, trocarmos abraços e reavivarmos velhas amizades.  E, é claro, almoçarmos juntos.

Então, está feito o convite.

Dia 05 de julho, a partir das 11 horas da manhã, no restaurante da Casa da Colônia, no trevo da RS 474, em Santo Antônio da Patrulha.
Fotos e recordações da época serão ingredientes muito bem recebidos no Encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário