O dia 04 de dezembro, por incrível coincidência, marca o falecimento de Gildo e de Teixeirinha, respectivamente nos anos de 1982 e 1985.
Um puco mais sobre estes dois monstros da cultura popular gaúcha e brasileira:
Leovegildo José de Freitas, conhecido no mundo artístico do Rio Grande do Sul como Gildo de Freitas, nasceu no Passo D'Areia, em Porto Alegre no dia 19 de junho de 1919. Era cantor e compositor, mas notabilizou-se como exímio repentista, sendo considerado até hoje como o Rei dos Trovadores. Participava e era a grande atração do Grande Rodeio Coringa, programa de rádio da década de 60. Gravou seu primeiro long play em 1963. Depois disso foram mais 14 discos ao longo da carreira. Rivalizava em popularidade com o também saudoso Teixeirinha. Em sua homenagem, o dia 04 de dezembro foi oficializado como o Dia do Poeta Repentista Gaúcho.
Vitor Mateus Teixeira, o Teixeirinha, nasceu na localidade de Mascarada, interior do município de Rolante, à época distrito de Santo
Antônio da Patrulha, no dia 03 de março de 1927. Vitor conheceu desde cedo as agruras da vida. Perdeu o pai aos 06 anos e a mãe quando
tinha 9 anos de idade.
Depois de trabalhar em várias cidades gaúchas,
despertou, aos 18 anos para a sua verdadeira vocação: a música.
A partir daquele momento, passou a fazer shows em
festas e em circos.
Lançou 70 LPS e vendeu 88 milhões de cópias em
vida. Hoje, 30 anos após a sua morte,
esta marca já atinge120 milhões de cópias em todo o mundo.
Teixeirinha também foi ator, com participação em 12
filmes, e radialista, apresentando os programas “Teixeirinha Amanhece Cantando”, "Teixeirinha Comanda o Espetáculo" e "Teixerinha Canta Para o Brasil".
O talento, a popularidade e o expressivo número de
discos vendidos, de Teixeirinha o fizeram ser conhecido como O Rei do Disco.
Em sua homenagem, o dia 04 de
dezembro foi oficializado como o Dia do Artista Regional Gaúcho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário