06 janeiro 2016

EFEMÉRIDES RIO-GRANDENSES - 05 E 06 DE JANEIRO

05/01/1974: Nasce em Triunfo o músico, cantor e compositor Wilson Vargas. 
Violonista talentoso, era integrante do grupo "Che Alma Guarani", liderado pelo cantor Juliano Javoski, de quem também era parceiro musical.
Registrou algumas canções de sua autoria no CD “Festivaleiro”, lançado pouco antes do seu falecimento, em  08/04/2015.












06/01/1918: Nasce, no distrito de Santo Amaro,
município de General Câmara, o poeta, radialista, compositor e político, Lauro Pereira Rodrigues.
Radialista, foi o primeiro comunicador no Rio Grande do Sul a apresentar um programa de cunho regionalista “Campereadas”,  pela Rádio Sociedade Gaúcha. Neste programa surgiu o acordeonista e cantor Pedro Raymundo.
Político, elegeu-se vereador de Porto Alegre e mais tarde, Deputado Federal.
Em 1958, volta ao rádio para comandar o programa Roda de Chimarrão, diariamente, das 8h30 as 9h30, na Radio Farroupilha.
Era membro da Estância da Poesia Crioula.
Faleceu em 17/12/1978 






06/01 - DIA DE REIS:   Segundo a tradição Cristã, o dia 06 de janeiro seria aquele em que o recém nascido Jesus Cristo recebeu a visita dos Três Reis Magos vindos do Oriente: Gaspar, Melchior e Baltazar. 
Eles trouxeram Incenso, Ouro e Mirra para aquele que viria a ser o Rei dos Judeus.  O ouro representando a realeza; o incenso significando a fé; e a mirra, uma resina de sabor amargo, usada como remédio, remetendo ao sofrimento pelo qual Jesus iria passar.
No dia 06 de janeiro, também, se encerram os festejos natalinos, data em que são desmontados os presépios e as árvores de Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário