19 junho 2018

EFEMÉRIDES RIO-GRANDENSES - 19 DE JUNHO


19/06/1919:  Nasce em Porto Alegre, no bairro Passo da Areia, Leovegildo José de Freitas, conhecido no mundo artístico do Rio Grande do Sul como Gildo de Freitas.  Era compositor, mas se notabilizou como exímio repentista, sendo considerado até hoje como o Rei dos Trovadores.    Participava, e era a grande atração, do Grande Rodeio Coringa, programa de rádio da década de 60.  
Gravou seu primeiro long play em 1963. Depois disso foram mais 14 discos ao longo da carreira.   
Rivalizava em popularidade com o também saudoso Teixeirinha.     Por ironia do destino, faleceu no dia 04 de dezembro de 1983, mesmo dia em que Teixeirinha também faleceu, dois anos mais tarde. 
Em sua homenagem,  o dia 4 de dezembro passou a ser considerado como o Dia do Poeta Repentista Gaúcho, através da Lei nº 8.814/89, de iniciativa do então deputado estadual Joaquim Monks. 




19/06/1923:  Ocorreu um dos principais conflitos da Revolução de 23, o Combate da Ponte do Rio Ibirapuitã, na cidade de Alegrete.  
Honório Lemes e seus comandados Maragatos

De um lado os Maragatos, comandados pelo General Honório Lemes, o Leão do Caverá, á frente do 2º Corpo do Exército Libertador.  De outro lado os Chimangos, comandados pelo então Coronel Flores da Cunha, à frente da “Brigada do Oeste”. Entre seus subordinados estava o alegretense tenente-coronel Osvaldo Aranha. 
Nesta batalha foram empregados em torno de 1.500 homens por exército, mas a logística superior das tropas governista, foi decisiva. 
Desgastada pelas muitas horas de luta, a tropa Maragata optou por abrigar-se na Serra do Caverá, terreno por demais conhecido por Lemes. Depois do combate, os Chimangos do Coronel Flores da Cunha, continuaram a perseguição aos já judiados maragatos do General Honório Lemes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário