08 outubro 2021

ODEMAR GERHARDT MORRE VITIMADO PELO COVID 19

Odemar Gerhardt
Amigos e amigas. 
Nesta sexta-feira, recebo a triste notícia da morte do músico e compositor Odemar Sanchez Gerhardt, vitimado pelo Covid 19. Natural de São Borja, ele faleceu na noite de quinta-feira, 07/10, aos 65 anos de idade.
Odemar tem sua vida artística ligada ao conjunto Os Lendários, de Santa Rosa, no qual autou por vários anos. Antes, ele integrou o grupo musical que acompanhava o cantor Mário Barbará, já falecido. Participante ativo do Festival da Barranca, Odemar foi parceiro musical de Aparício Silva Rillo, Miguel Bicca, entre outros. Participou por diversas vezes da comissão organizadora do Musicanto de Santa Rosa, cidade onde morou durante 30 anos. Atualmente residia em São Borja.
Perda lamentável para o cenário da música regional gaucha.
Que Deus conforte sua família e seus amigos.

O Odemar já estava vacinado, com as duas doses, mesmo assim contraiu o coronavirus e não resistiu aos seus efeitos. Ele atuou como um dos jurados da 29ª Ronda de São Pedro, festival realizado nos dias 24 e 25 de setembro, na cidade de São Borja, durante o qual ocorreu um surto de Covid19, infectando mais de duas dezenas de pessoas. Uma fatalidade que poderia ter sido evitada, caso as medidas de preservação da saúde fossem praticadas pelas pessoas que compreceram ao festival. Mas isso não aconteceu. E as imagens da 29ª Ronda, que circulam pela redes sociais, ratificam claramente esta constatação.
Percebe-se que os cinco jurados estão próximos um do outro e nenhum deles faz uso de máscara. O mesmo ocorre na plateia, onde as pessoas estão aglomeradas e não fazem uso de máscara. No vídeo do festival, é possível notar que os músicos, de maneira geral, estão sem máscara, cumprimentam-se com apertos de mão e até com abraços. Parece óbvio que os protocolos sanitários foram gravemente desrespeitados no ambiente do festival.
Não é meu dever atribuir culpa para A ou B, mas talvez a comissão organizadora da Ronda devesse ter sido mais rigorosa quanto ao cumprimento das normas de higiene, exigindo o uso de máscara e a prática do distanciamento físico.
E as pessoas ?! Inexplicavelmente os seres humanos insistem em se comportar de maneira egoísta e inconsequente, menosprezando a possibilidade iminente de causar o mal ao seu semelhante.

Jurados em primeiro plano, plateia ao fundo.

Que este acontecimento tão consternador, a perda de mais um parceiro nativista para o covid, possa servir de alerta para aqueles que acham que a pandemia acabou e que se iludem quando pensam que, por estarem vacinados, já não correm mais riscos. Estão muito enganados.

Aos meus colegas produtores culturais eu registro aqui o meu apelo, extensivo aos demais organizadores de festivais e de espetáculos artísticos, para que avaliem muito bem a possibilidade de realizarem eventos com participação presencial de concorrentes e prestadores de serviço. Plateia física então, nem pensar.
Produzam somente espetáculos virtuais, pelo menos até o final de 2021. Deixem as motivações políticas e as vaidades pessoais para outra ocasião.
Agora temos que preservar vidas.
Por favor, não relaxem nas medidas anti-covid.
A pendemia ainda persiste e o corona anda por aí, com suas consequências angustiantes e funestas.
Em 2022 teremos outra realidade. Assim espero...

Finalizo dizendo que este espaço está á disposição para contrapontos e debates sobre o assunto. Eu também continuo às ordens para eventuais esclarecimentos.
Baita abraço e que Deus nos proteja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário