21 novembro 2021

OBRIGADO MESTRE ISRAEL LOPES

Meu hábito de leitura tem sido bem alimentado com as excelentes publicações literárias, de autoria de alguns escritores gaúchos que me honram com sua amizade, me distinguem com sua consideração e me privilegiam com a gentileza de alcançarem exemplares de seus livros.
É o caso do poeta e historiador Israel Lopes, querido amigo lá de São Borja, que fez chegar até mim duas obras biográficas, que retratam personagens de inegável valor para a história musical rio-grandense: Teixeirinha e Raul Sotero.

Em "Teixeirinha: O Gaúcho Coração do Rio Grande - 2ª Edição - Revisada e Ampliada", Israel narra fatos e curiosidades que vão desde a infância pobre de Teixeirinha, no interior de Rolante, à época distrito de Santo Antônio da Patrulha, até seus últimos dias, sem esquecer do apojeu da carreira e das decepções sofridas.
Em 350 páginas, o leitor se depara com um texto muito bem elaborado, cativante, ilustrado por fotos raras, de grande valor histórico e documental. Não deixem de ler.

No outro livro que recebi e que já estou lendo, Israel Lopes apresenta os resultados de seu minucioso e bem executado trabalho de pesquisa sobre a trajetória do poeta, trovador e gaiteiro Raul Sotero de Souza, um dos precursores do verso improvisado no Rio Grande do Sul.
Natural da localidade de Suspiro, interior do município de São Gabriel, Sotero viveu de 1895 a 1972, eríodo em que percorreu o estado tocando gaita, fazendo versos de improviso e participando de desafios de trova em programas de rádio e em circos. Também publicou três livros.
"No Tempo de Raul Sotero - Um Trovador Gauchesco" tem 120 páginas, igualmente farta em episódios e fotografias singulares e curiosas.
É um livro muito interessante que merece ser apreciado por todos.

Espero que vocês gostem das sugestões e dos livros.

Por fim, faço questão de mais uma vez agradecer ao amigo Israel Lopes, pela elevada demonstração de estima e deferência para comigo, um humilde peão a serviço da cultura do Rio Grande.

Obrigado mestre Israel, por valorizares constantemente o meu trabalho.
Que o patrão velho lá de riba te conceda saúde e inspiração, hoje e sempre.

Um baita e fraterno abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário