14 maio 2022

A POESIA GAÚCHA PERDE JOSÉ ATANÁSIO

Na sexta-feira, dia 13 de maio, o ambiente poético e musical do Sul do Brasil perdeu um de seus mais ilustres  personagens: José Atánásio Borges Pinto.
Poeta,  letrista, compositor, contista e pesquisador, o vacariense José Atanásio dedicou-se, desde jovem, às coisas do campo, seus usos, costumes e o linguajar. O gosto pela literatura surgiu aos 14 anos quando escreveu sua primeira composição denominada “Lembrança” em homenagem ao lugar onde nasceu.  Ao longo de sua vida participou de várias antologias e coletâneas de poesias e contos, dentro e fora do estado e também em outros países.  Escreveu e editou o livro  Nas Asas da Fantasia – Poemas Crianceiros” e, em 2016, o "Dicionário Poético Gaúcho Brasileiro", lançado no XXXI Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, cujo teor resulta de mais de 25 anos de estudos e pesquisas sobre o vocabulário regional.  Para esse trabalho, consultou mais de 700 obras de autores gaúchos de todos os tempos e inúmeras letras de música do cancioneiro regional, de onde colheu milhares de temos e expressões, seus significados e formas de aplicação.   
Estava preparando o lançamento de mais algumas obras:  "Caderno de Brinquedo", "Dos Confins do Meu Silêncio", "Ao Pé do Fogo" e, em fase final de produção, "Vacaria, Sua História e Seus Rodeio Crioulos"que inclui poesias e letras de músicas que tiveram como inspiração sua terra natal, Vacaria.
Como poeta, letrista,compositor e até na condição de jurado, participou dos principais festivais de poesia e de música do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Muitas de suas canções foram premiadas e tonaram-se clássicos do nativismo gaúcho, com ênfase para “Segredos do Meu Cambicho", em parceria com Dorotéo Fagundes, classificada em quinto lugar na 5ª Coxilha Nativista de Cruz Alta, realizada no ano de 1985. Foi regravada mais de trinta vezes por diferentes artistas, sendo uma das músicas mais tocadas nas rádios do sul do país. Transcorridos trinta e sete anos, "Segredos..." ainda é considerada como uma das melhores canções românticas do gauchismo.  
No acervo criativo de Atanásio igualmente se destacam canções como "Aquele Moço",parceria com João de Almeida Neto; "De Boca em Boca", com Cenair Maicá e Chaloy Jara; "Clarim Campeiro", com Elton Saldanha;
"De Gaudério e Domador, em parceria com Jorge Guedes; "Canta Nada", com Doly Costa; "De Gaúchos e Cavalos", com Walther Moraes,  "Pai de Fogo", com Talo Pereyra, "Uma Estátua Campo Afora", com Elton Saldanha;  "Pacholeando", com Osmar Carvalho, entre tantas outras.
José Atanásio era Licenciado em Letras pela UNIPLAC, Pós-Graduado
em Língua Portuguesa, pela UFRJ e também Pós-Graduado em Produção e Revisão de Textos, pela Uniplac.
No campo profissional, Atanásio foi Gerente do Banco do Brasil, Gerente Executivo do Sindicato Rural, Professor e exerceu o cargo de Secretário de Indústria, Comércio e Turismo da cidade de Lages/SC, período em que criou e batizou um dos mais importantes festivais nativistas do sul do Brasil, a Sapecada da Canção Nativa, evento que coordenou por quatro anos.
José Atanásio Borges Pinto nasceu em 8 de julho de 1944, na Vila Ituim, à epoca 2º distrito de Vacaria, hoje pertencente ao município de Muitos Capões. Tinha, portanto, 77 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário