15 agosto 2022

DEPUTADO MARENCO HOMENAGEIA OS MONARCAS

Gildinho e Chicquito
Na quarta-feira, 17 de agosto, às 18h30, no Sítio Histórico Gomes Jardim, em Guaíba, o vice-presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Luiz Marenco, procederá a entrega da medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Gaúcha para os irmãos Gildinho (Nésio Alves Correa) e Chiquito
(Francisco Desidério Alves Correa), musicos consagrados que, depois de alguns anos tocando como dupla, fundaram no ano de 1972, o conjunto Os Monarcas.  Mais tarde, no início da década de 1990, Chiquito deicou Os Monarcas para criar o Grupo Bordoneio. Gildinho continuou na administração d'Os Monarcas.
Esta carreira de mais de 50 anos, consagrou Chiquito e Gildinho, que foram homenageados pela Feira do Livro de Erechim, em 2011. Porém, nada é por acaso: Ambos são trabalhadores da arte no Rio Grande do Sul que se prepararam para tal. Gildinho cursou no início da carreira, a Escola de Belas Artes Osvaldo Engel, de Erechim, por exemplo.

Os Monarcas
A consagração de Os Monarcas deixa um rastro de êxitos no Estado e fora dele. Prestigiado no meio tradicionalista em todo o Brasil, o grupo possui 46 trabalhos lançados com sucesso em sua carreira conceituada. 
É multipremiado, tendo conquistado quatro discos de Ouro e dois DVD de Ouro, Troféu Cultura Gaúcha/2005, Prêmio Açorianos/2002 e mais três indicações em outros anos, e ao Prêmio Tim/2004. Conquistou o Iso Tchê/ 2002 e recebeu o Prêmio Teixeirinha em 2010, entre tantos outros reconhecimentos. 

Gildinho tornou-se patrono dos Festejos Farroupilhas do Rio Grande do Sul, em 2013, passou a ocupar a cadeira 31 da Academia Erechinense, em 2016 e recebeu da Assembleia Legislativa, a Medalha do Mérito Farroupilha.

Atualmente, consagrado como uma das importantes referências musicais do Rio Grande do Sul, o grupo Os Monarcas adquiriu uma característica própria. Hoje é comum no meio tradicionalista a citação de seu estilo: “o tranco d’Os Monarcas”. 
O Grupo conta, em sua formação atual, com o talento de Gildinho, João dos Santos, Varguinhas, Chico Brasil, Vanclei, Tiago Machado, Guilian, Bacudo, Ivanzinho e João Pedro.

Deputado Estadual Luiz Marenco
Pelo brilhantismo do conjunto perante o público de bailes no Rio Grande do Sul, a Assembleia Legislativa oferece, por sugestão do seu primeiro vice-presidente deputado Luiz Marenco, a Medalha da 55ª Legislatura, ao grupo Os Monarcas e seus dois fundadores. 

Estamos entregando a esses irmãos de arte a Medalha da 55º Legislatura, porém queremos estender nossa homenagem também aos antigos componentes do grupo que são responsáveis pelo mesmo ter chegado a este imenso sucesso. Então, nosso reconhecimento também vai para Ivan Vargas, Nelson Falkebach, Luís Lanfredi, Valdir Scoton e Hélio Schossler, afirma Luiz Marenco.”

Fonte: 
Assessoria de Imprensa:
Paulo de Freitas Mendonça
Reg. Prof. MTB 11.627
51 991214270

Nenhum comentário:

Postar um comentário