23 fevereiro 2011

LIVRO MOSTRA O PERFIL DOS GAÚCHOS

A agência DCS acaba de lançar o livro Postais Rio Grande do Sul, uma fonte de informações, curiosidades e revelações sobre os hábitos e costumes do povo gaúcho. A edição anterior foi sobre Porto Alegre.
Comandada pelo departamento de Pesquisa e Planejamento da DCS – com execução da Segmento Pesquisas de Marketing, o Postais Rio Grande do Sul entrevistou 1.200 gaúchos em 20 cidades chaves, abrangendo todas as regiões do Estado (noroeste, nordeste, sul, fronteira, Porto Alegre, Grande Porto Alegre, centro-ocidental e centro-oriental) durante o final do primeiro semestre de 2010, sendo os entrevistados amostras proporcionais de sexo, classe e idade.
O livro, com prefácio da escritora gaúcha Letícia Wierzchowski, é uma porção de informação na medida certa – daí a referência aos postais.
O Postais Rio Grande do Sul é também um importante instrumento para quem trabalha com comunicação e marketing. Entender melhor o comportamento do consumidor, do comprador, do influenciador, do cidadão, é hoje um atributo imprescindível. A proposta é essa: gerar informação nova, diferente, relevante e, principalmente, legítima.
Algumas curiosidades:
Viagem:  Segundo a pesquisa capitaneada pela DCS Comunicações, cerca de 83% dos gaúchos deseja fazer uma viagem dos sonhos, de preferência para um lugar ensolarado (RJ aparece como destino de sonho de 11% dos entrevistados).
Valores: São ao mesmo tempo a favor dos movimentos tradicionalistas gaúchos (MTG) e pesquisas com células tronco, e contra racismo, aborto, bullying e corrupção.
Preferências: Mas velhas referências continuam marcando esse povo: 77% declara o churrasco como prato preferido, 53% identifica o cavalo como a cara do estado e 38% dos entrevistados afirma que se o RS fosse um país, seria o Brasil.
Música:  E no quesito musical, uma das maiores surpresas: 30% dos entrevistados preferem a música sertaneja em seus ouvidos. Este resultado deve dar muito pano pra manga!
O livro Postais Rio Grande do Sul não está à venda. Interessados em adquirir o volume podem entrar em contato por email: com miltinho.talaveira@dcsnet.com.br, ou pelo fone: (51) 2123. 4718. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário