24 abril 2012

CAVALGADA DO COOPERATIVISMO


Ontem a noite, no Restaurante Vitrine Gaúcha, participei do lançamento do lançamento da Cavalgada do Coopeativismo, baita evento promovido pelo Sescoop/RS e pelo Sicredi, como parte das comemorações do Ano Internacional das Cooperativas, instituído pela ONU. 
Lá estavam, prestigiando o ato, representantes das entidades promotoras, autoridades municipais, estaduais e federais, cavalarianos, colegas da imprensa, e muitos artistas.
Elton Saldanha será o líder da Cavalgada
A Cavalgada pretende reproduzir a rota percorrida pelo Padre Teodor Amstad, imigrante alemão que por volta de 1900, montado numa mula, saiu de São Leopoldo, no Vale do Sinos,  chegando dias depois a Cerro Largo, na Região Missioneira.   Durante este percurso o Padre liderou a fundação das duas primeiras cooperativas de crédito do Brasil, em Nova Petrópolis e em Cerro Largo.   Outro objetivo da Cavalgada é mostrar a importância do cooperativismo para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e incentivar a intercooperação entre os diferentes ramos do cooperativismo.
Com duração de 22 dias e  percorrendo 17 municípios gaúchos, a Cavalgada, sob a liderança do cantor e cavaleiro Elton Saldanha, sairá do município de Cerro Largo no dia 6 de novembro e chegará em Porto Alegre em 28 de novembro de 2012. No dia 29, data em que ocorrerá o XV Seminário Estadual do Cooperativismo, haverá a entrega das bandeiras do Rio Grande do Sul, do Brasil e do Cooperativismo para autoridades presentes do Seminário, que será realizado na PUC.
Cesar Oliveira e Rogério Melo prestigiaram o evento.
Painel do evento
Os participantes da Cavalgada serão recepcionados com palestras e shows nas comunidades por onde passarem e também farão parte de um documentário que será produzido  durante o percurso.  Nas comunidades onde ainda houver sinais da passagem do imigrante alemão serão plantados dois pinheiros em alusão ao símbolo do cooperativismo.
Parabéns aos organizadores e podem contar com o nosso apoio e divulgação.



     

Nenhum comentário:

Postar um comentário