13 fevereiro 2015

PARABÉNS, TELMO DE LIMA FREITAS


Em 13 de fevereiro de 1933, nasce em São Borja o músico, cantor, poeta e compositor  Telmo de Lima Freitas, um dos expoentes do regionalismo gaúcho.
Sua carreira discográfica iniciou em 1973, quando lançou seu primeiro LP, intitulado O Canto de Telmo de Lima Freitas.  Depois vieram mais dez discos de música e de poesia:   
1973 - O Canto de Telmo de Lima Freitas
1980 - Alma de Galpão
1993 - Tempos de Praça
1994 - De Marcha Batida
2000 - A Mesma Fuça
2002 - Carteio da Vida
2006 - Aparte
Acervo Gaúcho
De Pé no Estribo
Poesias
Rastreador

Com o álbum A Mesma Fuça, lançado no ano 2000, recebeu o Troféu Açorianos em duas categorias:  Melhor Compositor e Melhor CD Regional. É autor do livro de poesias crioulas "De Volta ao Pago".
Criou e participou ativamente do grupo musical Os Cantores dos Sete Povos, com o qual conquistou, com a mazurca Esquilador,  a Calhandra de Ouro da  9ª Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, realizada em dezembro de 1979.

Telmo de Lima Freitas é considerado um dos Pilares da Tradição Gaúcha, ao lado de Nico Fagundes, Paixão Cortes e Adelar Bertussi.

Parabéns mestre Telmo de Lima Freitas !!!

Um comentário:

  1. Homenagem merecedora para este excelente compositor e divulgador da cultura gaúcha, um homem de muito talento cuja obra emociona qualquer cidadão que busca entender o mundo no qual está imerso.

    ResponderExcluir