17 agosto 2015

VINTE E NOVE ANOS DE SAUDADE

Numa tarde fria do dia 17 de agosto de 1986, aos 63 anos de idade, partia para a Estância Celestial o meu saudoso e queridíssimo pai, Jarcy Cândido dos Reis, grande tradicionalista e líder comunitário.
Ele nasceu no dia 04 de janeiro de 1923, na localidade de Lagoas, interior de São Francisco de Paula, mas viveu a maior parte de sua vida em Santo Antônio da Patrulha, onde fixou raízes a partir da década de 40.   Casou-se, em 1949, com a minha mãe, Maria Oliveira dos Reis, com quem teve três filhos: Dalva, Pedro e este que vos escreve.
Com o passar do tempo, inseriu-se de forma marcante na comunidade patrulhense.  Ajudou a criar a Igreja Episcopal Anglicana e  foi um dos fundadores do CTG Coronel Chico Borges, tendo ocupado vários cargos na patronagem da entidade, chegando ao posto máximo de Patrão, em 1977.   De 1978 a 1981, exerceu o cargo de coordenador da 23ª  Região Tradicionalista do MTG, entidade da qual também foi conselheiro.
Em 1982, já sem a visão,  foi agraciado com o Título de Cidadão Patrulhense. 
Após a sua morte, meu pai foi merecedor de diversas homenagens da comunidade de Santo Antônio da Patrulha. Tem uma rua com seu nome, no bairro Cidade Nova, e o melhor letrista da Moenda da Canção, recebe o Troféu Jarcy Candido dos Reis.
Vinte e nove anos sem a presença física do meu pai e a saudade ainda é enorme.
Ele foi, e sempre será, meu amigo, meu ídolo e uma referência em todos os aspectos da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário