07 fevereiro 2018

EFEMÉRIDES RIO-GRANDENSES - 07 DE FEVEREIRO

07/02/1756: Morre em combate, o guerreiro e índio missioneiro, Sepé Tiarayu.   Ele foi atingido por um lançaço, seguido de um tiro de pistola disparado por José Joaquim Viana, Governador de Montevideo, durante a Batalha de Caibaté, ocorrida às margens da Sanga da Bica, situada na entrada do atual município de São Gabriel.
Nos bolsos do seus jaleco, foram encontradas duas cartas. Numa, haviam recomendações ao índio Valentim Hamiguá, dizendo que mantivessem a devoção à Virgem Maria e na outra, recomendava que se abstivessem de entrar em qualquer negociação com os brancos (portugueses, luso-brasileiros e espanhóis), porque eram falsos e enganavam até aos seus próprios reis.
Nascido em um dos aldeamentos jesuíticos dos Sete Povos das Missões, Tiarayu foi batizado com o nome latino cristão de José   
Bom combatente e estrategista, tornou-se líder das milícias indígenas que lutaram contra as tropas do exército português e espanhol na chamada Guerra Guaranítica.    Atribui-se a Sepé Tiarayu, a célebre frase:  Esta Terra Tem Dono.
---------------------------------------------------------------------------------------------

07/02/2014:  Aos 56 anos de idade, morre em Porto Alegre, o ator, cantor e compositor Nico Nicolaiewsky.  Era conhecido e reconhecido no país inteiro pelo personagem “Maestro Pletskaya”, do espetáculo Tangos e Tragédias, que ele criou e apresentou, durante trinta anos, com o seu parceiro de palco Hique Gomez.     Batizado Nelson Nicolaiewsky, Nico nasceu em Porto Alegre no dia 09/06/1957.

Um comentário:

  1. Posso estar enganado, mas a Guerra Guaranítica foi a única guerra que o Rio Grande saiu vencedor !!

    ResponderExcluir