14 fevereiro 2018

EFEMÉRIDES RIO-GRANDENSES - 14 DE FEVEREIRO

Casa dos Ministérios: Local de reunião dos Farroupilhas em Caçapava
14/02/1839:  Caçapava do Sul se torna a segunda Capital da República Rio-grandense.  
Não tendo conseguido se apoderar de Pelotas e Rio Grande, os Farroupilhas sentiram-se ameaçados em Piratini, a primeira Capital.  Por esta razão, optaram por transferir a sede da República Rio-grandense para um local mais protegido e estrategicamente melhor posicionado no centro do estado: Caçapava.    
Dali, partiram algumas iniciativas importantes da rebelião Farroupilha, como por exemplo, a ordem para invadir a cidade de Laguna e proclamar a república Juliana, no estado de Santa Catarina.     
Caçapava foi capital da República Rio-grandense até 22 de março de 1840, quando os Farroupilhas decidem mudar a sede do seu governo para Alegrete. 




14/02/1872:   Nascia em Porto Alegre/RS, o pianista, maestro e compositor José de Araújo Viana. 
Educou-se em piano muito jovem com professores da sua cidade natal, onde foi um dos fundadores da extinta Orquestra Filarmônica Porto Alegrense em 1887.

Com 22 anos de idade, mudou-se para a Itália, para continuar seus estudos de Harmonia e composição no Conservatório Real de Milão.

Pianista talentoso, preferiu a carreira de professor e acompanhador, antes do que a de concertista.  De volta ao Brasil compôs diversas obras para piano, violino e violoncelo, entre elas Allegro Appassionato.  
Aos 28 anos escreveu sua primeira ópera, Carmela, apresentada no Theatro São Pedro, em outubro de 1902 e no Rio de Janeiro, dias depois.   Mais tarde escreveu Rei Galaor.  
É patrono da cadeira nº 34 da Academia Brasileira de Música. 
Em sua homenagem existe o Auditório Araújo Viana, em Porto Alegre.
José de Araújo Viana morreu no Rio de Janeiro, em 02/11/1916.






14/02/1895:  Nascia em Uruguaiana/RS, o escritor e poeta Alceu Wamosy.   
Poeta simbolista, ele escreveu poemas cheios de desencanto, em uma produção que se destacou no sul do país e que tornou-se uma das obras mais significativas do Simbolismo brasileiro.  Seu soneto “Duas Almas” é considerado um dos mais belos produzidos em língua portuguesa.  
Ferido em combate, durante a Revolução Federalista de 1923, na  qual lutou com alferes, Alceu Wamosy faleceu em 13/09/1923, em Santana do Livramento/RS. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário