28 abril 2018

EFEMÉRIDES RIO-GRANDENSES - 28 DE ABRIL

28/04/1754:  Após incendiar o Forte São Nicolau, em Cachoeira, em 27 de abril, tropas unificadas dos sete povos missioneiros, sob o comando de Sepé Tiaraju, atacam o Forte Jesus Maria José, em Rio Pardo.    
No início do combate, morre o comandante militar das tropas missioneiras, Alexandro Mbaruari.  SepéTiaraju acaba preso, mas foge das depois. 
Em virtude desse fato e pela insistência dos guaranis em não abandonar suas terras, as Coroas de Portugal e Espanha decidiram unirem-se e enviar seus exércitos rumo ao território das missões.  Os indígenas foram considerados rebeldes.




28/04/1898:  Nasce em Santana do Livramento, o jornalista, cronista e poeta Fidêncio Caigoaté. 
Nascido Felisberto Soares Coelho, Fidêncio radicou-se no Alegrete, onde fundou, em 1938, a revista “Ibirapuitan – Mensário de Sociedade, Literatura e Arte”, que reunia grupos de intelectuais daquela época. Escreveu e editou o livro Alma da Cidade.  Ajudou a criar, em 1953,  o informativo “Cadernos do Extremo Sul” que tinha Antônio Augusto Fagundes como gerente. Fidêncio Caigoaté vivia para os Cadernos e não raro dos Cadernos. Quando algum autor publicado cobrava os exemplares que lhe correspondiam, recebia de Fidêncio a lacônica resposta: “edição esgotada”.  
Era verdade. O autor de "Alma da Cidade", sem emprego e com as economias a zero, vivia da venda diária dos livros.
Fidêncio Caigoaté era considerado por todos como um lutador em prol da literatura gaúcha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário