30 julho 2018

O PRIMEIRO CD DO "GUITARRA"...

Sou admirador do trabalho do grupo Guitarra, Alma e Garganta e por este motivo, faço questão de me associar a divulgação do show de lançamento do seu primeiro CD intitulado “Sem Tirar o Pé do Estribo”.    A festa acontecerá no dia 11 de agosto de 2018, a partir das oito e meia da noite, no CTG Setembrina dos Farrapos, em Viamão, cidade onde nasceu o grupo.
Na ocasião, será oferecido um jantar, seguido do espetáculo do Guitarra e, logo após, baile animado pelo grupo Barbicacho.  
Presenças confirmadas do produtor do CD, Marcio Rosado, dos compositores Paulo Dias Garcia, Leonardo Quadros, Vinícius Peixoto e Maximiliano Alves de Moraes, que cederam canções para o disco, do acordeonista Fabiano Torres e dos cantores Cristiano Fantinel e Marcelo Oliveira, artistas renomados no cenário da música regional gaúcha, com participações especiais no CD. 
A formação atual do Guitarra Alma e Garganta tem os instrumentistas, cantores e compositores Júnior Saldanha, Leandro Martins, Maurício Sena, Nino Saldanha e Vinícius Lima. 


O Grupo:
Originário de Viamão, o Guitarra teve origem em 2011, com Nino Saldanha, Maurício Sena e Leonardo Quadros. Também já atuaram no grupo outros músicos como Paulo Jacques, Djonatan dos Reis e Cassiano Santos. Num primeiro momento o grupo visava o resgate das músicas mais antigas dos festivais nativistas do RS. As inovações de arranjos vocais também foram e continuam sendo marcas do grupo. Do mesmo modo, a preocupação de mostrar ao público um trabalho de cordas, com violões e contrabaixo, tendo sempre a sensibilidade de transmitir com “alma” a música nativa e o intuito de registrar obras que procedam do encontro musical do grupo.  Destes encontros resultaram inúmeras canções inéditas que circularam e forma premiadas, em diversos festivais do nosso estado, tais como: O Rio Grande Canta o Cooperativismo, Aldeia da Canção Gaúcha, Acampamento da Arte Gaúcha, Gauderiada da Canção, Canto Campeiro, Femuvi, Eta em Canto, Salina da Canção, Cambona da Canção, Reculutando a Potrada, Canto Farroupilha, Vigília do Canto Gaúcho, Canto do Charão, Poncho Verde da Canção Gaúcha, Joãozinho da Ponte, Coxilha Nativista entre outros.
Além de atuar nos festivais nativistas o grupo Guitarra Alma e Garganta também faz shows e apresentações a exemplo do Outubro Rosa em Balneário Pinhal, show de recepção da Seleção do Equador na Copa do Mundo de 2014 juntamente com o cantor Paulo Garcia, Festa Arroz com Leite em Viamão, show do Festival Ibiamom  da Canção, Boteco Tchê e outros.
No mês de Setembro, em meio às comemorações Farroupilhas, quando as apresentações são mais frequentes, o grupo divide-se e vai às escolas contribuir com palestras e atividades culturais. Assim agindo, compromete-se e colabora para que a chama gaúcha que vem no DNA de nossas crianças, mantenha-se acesa.
Em 2014 o grupo amadurece a ideia de produzir um CD para registrar as músicas que surgiam e consolidariam parcerias já identificadas com o trabalho do grupo. 
Os trabalhos de produção e arranjo do CD, ficaram a cargo do talentoso músico, produtor, compositor e arranjador Marcio Rosado. Além dele, somaram-se ao Guitarra, confiando suas obras e emprestando seus talentos, os compositores Paulo Dias Garcia, Maximiliano Alves de Moraes e Vinícius Peixoto, os cantores Cristiano Fantinel e Marcelo Oliveira e o gaiteiro Fabiano Torres.

2 comentários:

  1. Que maravilha meus amigos! Um trabalho que está sendo muito esperado por todos, feito com carinho, com certeza será sucesso, parabéns meu amigo Nino e a todos que particparam e os que participam do grupo.

    ResponderExcluir
  2. Cultura, tradicionalismo....gente do bem com o coração maior do mundo! Parabéns Nino, Junior, Maurício e a todos os integrantes do GUITARRA ALMA E GARGANTA ! Sucesso e muita luz e energia positiva no caminho de vocês!

    ResponderExcluir