06 agosto 2019

DIA DO DECLAMADOR GAÚCHO


Na tarde do dia 05 de agosto de 2019, no Palácio Piratini, o governador Eduardo Leite sancionou a lei que cria o Dia do Declamador Gaúcho, a ser comemorado anualmente no dia 15 de dezembro. O projeto, protocolado pela ex-deputada Regina Becker na última legislatura, foi reapresentado este ano pelo deputado estadual Dirceu Franciscon e aprovado no Plenário da Assembleia, por unanimidade, no dia 16 de julho.  
O dia 15 de dezembro foi designado como o Dia do Declamador Gaúcho, por ser a data de nascimento do grande declamador Darcy Fagundes.    Darcy Fagundes foi um  profissional da comunicação que consagrou a declamação e a temática do regionalismo gaúcho nos espaços que ocupava no rádio e na televisão. 
O projeto, que agora é lei, entra em vigor a partir do dia 06/08/2019, após ser publicado no Diário Oficial do Estado. 
Prestigiaram a cerimônia, a filha de Darcy, a jornalista Luciane Fagundes, a declamadora Liliana Cardoso e o cantor Ernesto Fagundes, sobrinho de Darcy.

Darcy Fagundes: 
Nascido em Uruguaiana, no dia 15/12/1925, Darcy Fagundes da Silva era o primogênito de uma família de onze irmãos, dentre eles o comunicador, poeta e historiador Antônio Augusto Fagundes. Quando veio para Porto Alegre para estudar, em 1952, Darcy conheceu o produtor e radialista Nelson Cardoso, por quem foi convidado para ingressar na Rádio Farroupilha, dando início a sua carreira no regionalismo. Darcy foi o criador do reconhecido programa “Grande Rodeio”, em que se consagrou e passou a fazer parte da história do rádio.  Mais tarde, conduziu o programa Madrugada Gaúcha, na Rádio Gaúcha. Também atuou na TVE, comandando o programa Invernada Gaúcha.   Em 1958, lançou o LP "Tropa Amarga", no qual declamava versos de Luiz Menezes e seus.  
Era um apaixonado pela arte de declamar e a dominava como ninguém.  Sempre incentivou a criação dos festivais nativistas de música e de poesia, como forma de dar oportunidade aos talentos artísticos do Rio Grande. 
Darcy Fagundes da Silva faleceu em 22/06/1984, aos 59 anos de idade. 

Fonte: Voz Nativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário