08 agosto 2019

FESTEJOS FARROUPILHAS LANÇADOS EM BRASÍLIA

Parabéns a gauchada que fez bonito ontem (07/08) em Brasília, capital do nosso Brasil.  Saudação especial ao amigo César Oliveira, que com dinamismo e dedicação conseguir mobilizar artistas e autoridades importantes.  César é um batalhador incansável pela valorização da cultura gaúcha e foi, merecidamente, escolhido como Patrono dos Festejos Farroupilhas de 2019. 
Reproduzo a seguir, matéria veiculada na ZH desta quinta-feira. 


Mais de 500 quilos de carne e 12 churrasqueiros de Lagoa Vermelha fazem parte de uma festança gaúcha na noite desta quarta-feira (7), em Brasília.   Liderados pelo cantor César Oliveira, patrono dos Festejos Farroupilhas 2019, diversos músicos, trovadores gaúchos compareceram ao CTG Jayme Caetano Braun, levando um pouco da música e da cultura gaúcha. 
Oficialmente, foi o lançamento dos Festejos Farroupilhas 2019 e da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Tradição e Cultura Gaúcha. O evento reuniu centenas de autoridades e entusiastas das tradições.
Entre os tradicionalistas, há a expectativa de que o apoio político em Brasília possa viabilizar a ampliação de financiamentos de projetos que incentivem a cultura regional. Um dos alvos é a Lei Rouanet, já que a Secretaria Especial da Cultura promete utilizá-la no apoio a eventos de pequeno e médio porte fora dos grandes centros urbanos. 
Presidente da frente parlamentar, o deputado federal Ronaldo Santini (PTB) fez discurso prometendo liderar ações para incrementar a cultura gaúcha e, por meio dela, promover investimentos no Estado.
No cardápio servido aos convidados, além do churrasco de Lagoa Vermelha, havia carne de ovelha, levada de Bagé e Pantano Grande, além de vinhos e espumantes da Serra. 
O presidente Jair Bolsonaro chegou a confirmar presença, mobilizando amplo esquema de segurança, mas cancelou a participação na última hora. Já o governador Eduardo Leite acompanhou o evento, ao lado de outros representantes do Piratini e de diversos parlamentares estaduais e federais.
No final da noite, após a aprovação dos últimos destaques da reforma da Previdência, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, foi ao CTG prestigiar o evento, elogiou a atuação da bancada gaúcha e a criação da frente parlamentar. 
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, fez discurso enaltecendo a cultura gaúcha e foi um dos mais aplaudidos no evento. 
Além de Mourão, estiveram no evento representando o governo federal os ministros Sérgio Moro (Justiça), Ernesto Araujo (Relações Exteriores), Osmar Terra (Cidadania) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário