16 setembro 2021

SETEMBRO IMPIEDOSO

O mês de setembro, sempre venerado pelos gaúchos que reverenciam e cultivam as tradições deste pago sagrado que é o Rio Grande do Sul, está se mostrando impiedoso na sua versão 2021, notadamente para o cenário da arte regional gaúcha.  
Justamente nesses dias que integram a Semana Farroupilha - de 13 a 20 -, dois artistas de reconhecida contribuição para a musicalidade sulina partiram para a querência eterna, deixando por aqui uma lacuna irreparável.  

Dia 13 de setembro:  O acordeonista, cantor e compositor Airton Machado, fundador e líder do grupo Garotos de Ouro, morre em consequência de um acidente de trânsito. O ônibus que ele conduzia chocou-se com um paredão de pedras na altura do km 44 da BR-282, em Águas Mornas/SC. 

Dia 15 de setembro: O cantor, compositor e gaiteiro Iedo Silva, fundador e diretor do conjunto Os Farrapos, faleceu em decorrência de complicações causadas pelo Covid 19.  Iedo já estava internado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre para tratamento de um câncer de próstata.       

Vai com calma, setembro véio, vê se não judia mais da gauchada!!

A seguir, um pouco mais sobre a trajetória artística destes dois grandes personagens do regionalismo gaúcho:

AIRTON MACHADO:

Acordeonista, cantor e compositor, Airton Machado era natural de Cruz Alta/RS. 
Filho de gaiteiros, ainda na adolescência, iniciou sua carreira musical tocando gaita ao lado do irmão, Ivonir Machado, com quem formou o duo Irmãos Machadinho.  
Em 1976, Airton e Ivonir fundaram o grupo Garotos de Ouro. Em seguida o grupo gravou o primeiro LP intitulado  Garotos de Ouro — Canto Nativo.
O primeiro reconhecimento estadual do grupo Garotos de Ouro se deu após o lnaçamento do terceiro LP, chamado Quando o Estouro é um Estouro, cujo repertório tinha sucessos como Barraca ArmadaPoupança da Gordinha e Peão Farrapo. 
O grupo também ganhou projeção com suas participações marcantes na Coxilha Nativista, festival da cidade de Cruz Alta. 
Airton Machado tinha três irmãos e deixa a esposa Renata Machado, três filhos e um neto.   No dia 15 de setembro ele completaria 63 anos  de idade.   





IEDO SILVA: 
Cantor, compositor, acordonista, Iedo Silva era natural de Cachoeira do Sul.
Seus primeiros passos na música foram dados na década de 1960, tocando em bailes de localidades interioranas da região central do estado. Já nos anos 1970, mudou-se para Porto Alegre, onde participou da fundação do conjunto Os Tauras.  Dez anos depois, deixou os Tauras para criar o conjunto Os Farrapos, um dos mais importantes grupos fandangueiros do RS.
Em 1990, Iedo Silva decidiu-se pela carreira solo.
Iedo Silva construiu uma exitosa carreira musical de 45 anos, recheada de sucessos como  "Ala-Pucha Tchê", "Me Comparando ao Rio Grande", "Chiquita" e "Pampa na Garupa".
Ele estava com 74 anos de idade.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário