17 outubro 2013

OBRIGADO, DR. ISRAEL

Fiquei faceiro uma barbaridade quando li este chasque enviado pelo Dr. Israel Lopes, que ainda não tenho o privilégio de conhecer pessoalmente, coisa que muito me honraria.  Ele discorre sobre o importante livro que está por lançar e tece exagerados elogios ao meu trabalho.  Emocionado, agradeço ao Dr. Israel, desejando-lhe uma ponchada de sucesso e saúde em quantia, para continuar peleando pela cultura do Rio Grande.

Eis o chasque:

Bom dia, Amigo Jornalista e Radialista JAIRO REIS

                 Em primeiro lugar, quero cumprimentar o amigo. Pois em 2011 através do Blog do Léo Ribeiro, tomei conhecimento da Revista ALMANAQUE GENTE GAÚCHA, edição produzida pelo amigo. Consegui teu endereço com o Léo, e o amigo gentilmente me enviou alguns exemplares. Inclusive, o meu filho, que tem 10 anos, guardou um exemplar para ele. Depois, descobri o teu site sobre A Ronda dos Festivais, como também o programa que apresentava na Rádio Rural. É lamentável que a rádio tenha parado com as programações, que eram voltadas para o lado cultural. Por isso, também estou revoltado com essa decisão arbitrária em prejuízo da Cultura do Rio Grande.
                Admiro muito o teu trabalho em prol dos Festivais de Música Nativista. Eu, na década de 1980 no auge dos Festivais, tomava café, almoçava e jantava com o rádio ligado, assistia a Tertúlia Nativista,  lá na Cidade Coração do Rio Grande, onde eu cursava Direito na UFSM. Isso tudo eu armazenei na memória e veio me auxiliar para escrever o meu novo livro PEDRO RAYMUNDO E O CANTO MONARCA - Uma História da Música Regionalista, Nativista e Missioneira, que está no prelo.
                 Na parte Estilos Regionalista, Missioneiro e Nativista, especialmente, neste último, no encerramento, nas páginas 193 e 194 eu cito o teu importantíssimo artigo "A Pujança dos Festivais", publicada na coluna "Pampianas", na Zero Hora, de 8 de dezembro de 2012. Pois, com as informações abalisadas do amigo, pude fechar o tópico, de uma maneira formidável. (Estou te enviando as cópias dessas páginas.)
                 Também, no Capítulo "A Expansão da Música Regional Gaúcha" na parte "Grande Rodeio e Outros Programas do Rádio Gaúcho", na pág. 103, no rodapé, eu cito o teu site e de outros abenegados, que classifico como continuadores das colunas de Regionalismo, que eram escritas por Sady Scalante,  Antonio Augusto Fagundes, Natálio Herlein e outros.  Estou te enviando a página, como também envio as páginas 9,10 e 11 da INTRODUÇÃO, onde saí citando a tua informação sobre a quantidade de festivais, hoje existentes no Rio Grande. 
                 Saiba, amigo Jairo Reis, que as tuas informações, como estudioso dos Festivais de Música Nativista, vieram enriquecer o meu livro.
                 Quero te dizer também que estou solidário contigo, no caso da Rádio Rural e espero que em breve esteja em outra emissora, divulgando a Cultura do Rio Grande, o que o amigo faz muito bem, com muito conhecimento de causa e muita propriedade.
                 Desejando sucesso em todas as empreitadas, receba um grande abraço deste amigo, admirador do teu trabalho em PROL DO RIO GRANDE.

                 Israel Lopes


Nenhum comentário:

Postar um comentário