20 agosto 2018

BIOGRAFIA DE BENTO SERÁ LANÇADA NESTA TERÇA


O livro e seu auto
O livro "Bento Gonçalves do Nascimento à Revolução: biografia histórica" será lançado em Porto Alegre, nesta terça-feira, 21 de agosto. 
A obra será apresentada pelo autor, Giovanni Mesquita, que participará de uma mesa de debates sobre o tema. Os debatedores serão: Claudio Knierim, historiador, e Edson Rosa, advogado e assessor de cultura. O público presente poderá participar, através de perguntas e intervenções.

Bento Gonçalves da Silva (1788/1847) foi o principal líder da Revolução Farroupilha. Homenageado em praticamente todos os municípios do Rio Grande do Sul, seu nome batiza ruas, escolas e praças. Estátuas e bustos reproduzem sua imagem em locais públicos. Sua atuação histórica é festejada por uns, criticada por outros. Entretanto, a seu respeito, existiam apenas esboços biográficos. Esta é a primeira biografia histórica. Uma publicação de fôlego, resultado de quatro anos de pesquisa em fontes diversas do Brasil e do exterior.

O livro contextualiza extensivamente o momento histórico em que viveu Bento Gonçalves. Nesse sentido, a obra se torna de grande importância para quem se interessa pela história do Brasil, o processo de independência, a derrubada de D. Pedro I, conflitos do período da Regência, bem como pelos processos que levaram à constituição das repúblicas do Prata e o processo de descolonização da América como um todo. 

O autor, Giovanni Mesquita do Estreito, é historiador, museólogo, professor de história e diretor do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, RS.

Serviço:  
Lançamento do livro "Bento Gonçalves do Nascimento à Revolução: biografia histórica."    
Local: Clube de Cultura -  Rua: Sarmento Leite, 1853 - Bom Fim - Porto Alegre
Data: 21 de agosto 2018
Hora: 19h

Contatos:
Fone:  993460464
www.facebook.com/bentobiografia/


Um comentário: