24 setembro 2019

A HORA É DE SOLIDARIEDADE

Amigos e amigas.
Assim de vereda, em pouco espaço de tempo, nós rio-grandenses fomos desafiados a mostrar que somos uma gente diferenciada, que valoriza a fraternidade e que faz questão de adotar gestos solidários em favor de algum irmão que esteja passando por algumas dificuldades pessoais, com problemas de saúde seu ou de familiares e até mesmo algum embaraço profissional ou econômico. Na verdade, uma coisa acaba sendo decorrência da outra. A falta de saúde, abala as finanças e a carência de "pila" prejudica a saúde.
Bueno. Mas é nosso papel, como profissional de imprensa, formador de opinião e alguém que desfruta de razoável credibilidade, propagar e até mesmo liderar ações que venham minimizar a angústia daquelas pessoas que estejam sendo, eventualmente, judiadas pelo destino.
Me reporto a três situações mais recentes.
A primeira delas diz respeito ao grande músico, cantor, compositor e brilhante "guitarrero" Lúcio Yanel, mestre de muitos violonistas consagrados no RS e no Brasil.  Nos últimos meses, Lúcio dedica-se quase que totalmente aos cuidados com sua esposa, que sofre com Mal de Alzheiner. Esta dramática situação restringe as suas atuações artísticas e suas aulas de violão, trazendo como consequência, uma enorme carência financeira .
Esta madrasta realidade, mobilizou um contingente significativo de gente ligada à cultura no sentido de promover ações beneficentes, tais como campanhas de doação de recursos e espetáculos musicais, cujos resultados servirão para aplacar momentaneamente  as agruras do grande Lucio Yanel e sua amada.
Estão agendadas as seguintes atividades em favor de Lucio Yanel:

Dia 25 de setembro,  as 20hs, no Muinho Club,  situado na avenida Mal. Floriano Peixoto, 190, centro de Farroupilha.
Além de Lucio, subirão ao palcoos seguintes artistas: Marcello Caminha, Grupo Pulpero, Robison Boeira, Grupo Canteriando,  Angelo Fanco, Luidhi Muller, Dante Ledesma, Fábio Soares, Ezequiel de Boni e Giovani Pirceta, Conjunto Descendo a Serra, Tatiele Bueno, Pirisca Grecco, Cristiano Quevedo e Yangos.  
Ingressos:  R$ 20,00, na Akustica Musical de Caxias e de Farroupilha.  
O valor arrecadado reverterá para Lucio Yanel.
A iniciativa é do grupo Los Solidários.








Ainda em favor de Lucio Yanel,  dia 09 de outubro, as 20h, no CPF Piá do Sul,  localizado na Rua Justino Couto 179, em Santa Maria, acontecerá outro grande espetáculo, que contará com participações de diversos convidados especiais como: João Chagas Leite, Jairo Lambari, Ranieri Spohr, Grupo Fio de Bigode, Pé no Estribo, Oristela Alves, Analise Severo e Jean Kirshof, Luiza Gomes, Elias Rezende, Grupo de Alma Gaúcha, Laura Guarany, Nicole Carrion, Junior Benaduce, Claudinha Bragas, Jayrani de Bragas, Ana e Sabani Felipe de Souza, Gisele Guimarães, Luiz Cardoso e Grupo Sinfonia Gaúcha, Miguel Brasil, Carol e Camila, entre outros tantos artistas que estão trabalhando juntos pela causa. 
Ingressos já estão a venda ao custo de R$ 15,00
Apoio: Fernanda Irala, 
Apresentação: Andiele e Fabricio Vargas. 
Todo faturamento será destinado a mestre Lúcio Yanel.
------------------------------------------------------------------------------

Outro caso que igualmente está mexendo com o espírito solidário de integrantes do cenário artístico, notadamente de Porto Alegre, é a enfermidade do cantor e compositor Pery Souza, um dos nomes mais importantes da música nativista e popular gaúcha.  Acometido de Alzheimer desde 2010, Pery está atualmente internado numa clínica da capital. Os custos com medicamentos e com o bem estar do músico são elevados, razão pela qual a sua esposa Mariza decidiu prestar serviços como motorista de aplicativo, como alternativa para aumentar um pouco a renda familiar.  Mesmo assim as adversidades são imensas.  Diante disso, tomei a inciativa de procurar a família do Pery, pra saber dele e, ao mesmo tempo, me colocar a disposição para colaborar de alguma forma. Num primeiro momento, foram disponibilizados os dados bancários de uma conta aberta no Banrisul para acolher depósitos de qualquer valor. Os dados estão no banner acima.  
Um espetáculo musical em favor de Pery Souza, também está sendo organizado para muito breve. 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O terceiro episódio desta narrativa, se refere ao talentosíssimo músico e compositor Zulmar Benitez, figura simpática e muito querida no ambiente nativista do estado.  Pois não é que na madrugada de sexta-feira passada, 20 de setembro, data máxima do gauchismo, o amigo Zulmar sofreu um enfarte, na rodoviária de Santa Maria, enquanto aguardava o ônibus que o levaria até Cruz Alta.  Felizmente foi socorrido a tempo e levado a um hospital da cidade, onde foi atendido e fez alguns procedimentos tais como cateterismo e colocação de stents.  Ainda continua sob cuidados médicos  e deve passar por outras intervenções durante esta semana.   O fato é que o Zulmar vive exclusivamente do seu trabalho como músico, excelente, diga-se de passagem.  Estando hospitalizado, acamado e sob rigorosos cuidados, evidentemente que sua fonte de rendimentos se exauriu.   


Mais uma vez o universo artístico e cultural foi desafiado a colaborar e não correu da briga. Uma legião de amigos, parceiros e admiradores do Zulmar fizeram questão de demonstrar solidariedade.
Desde segunda-feira, uma conta de depósitos recebe doações de qualquer valor, visando minimizar as necessidades primeiras do músico e de sua família.  Quem quiser ajudar, por favor, não se acanhe.  

Uma trinca de amigos que os ambientes da comunicação, da arte e da cultura me deram, um trio de notáveis artistas de grande importância para a música do Rio Grande do Sul, mas acima de tudo, três cidadãos do bem, pessoas muito queridas pela família e pelos amigos, merecedoras do nosso aplauso e da nossa assistência.   A hora é de solidariedade.          

Um comentário: