10 dezembro 2020

RODOVIA NOEL GUARANY

Lei de autoria de Luiz Marenco denomina a ERS/561 como Rodovia Noel Guarany.

Foi aprovado ontem na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 432/19, de autoria do deputado Luiz Marenco, que denomina como “Rodovia Noel Guarany” a ERS/561, em toda a sua extensão de 28,76 km, compreendendo os trechos desde o entroncamento da BRS-472 até o entroncamento da ERS-168. Protocolado em 1º de outubro de 2019, o PL foi apreciado por mais de um ano e aprovado por unanimidade, hoje, dia 08 de dezembro de 2020, com 48 votos favoráveis.
Noel Guarany foi um dos mais importantes artistas de todos os tempos no sul do Brasil. Cantou a Região Missioneira com garra e galhardia, muito antes das RuÍnas de São Miguel terem sido reconhecidas como Patrimônio da Humanidade. Foi exemplo e inspiração para toda uma geração de artistas no Estado, dentre os quais o próprio cantor que hoje é deputado. 
Noel Fabricio Borges do Canto da Silva, reconhecido artisticamente como Noel Guarany, nasceu em São Luiz Gonzaga, em 26 de dezembro de 1941 e faleceu em Santa Maria, em 06 de outubro de 1998. Foi sepultado em Bossoroca, terra que adotou como querência, onde há um mausoléu artisticamente ornado e uma estátua de quatro metros de sua imagem, sem contar o pedestal, na entrada da cidade. 
O “Cantor da Bossoroca” como se autodenominava, lançou 10 discos individualmente, sendo um póstumo e mais quatro, em parceria com Cenair Maicá, Jayme Caetano Braun, Pedro Ortaça, Jorge Guedes e João Máximo. 
Com a aprovação desta lei, a região missioneira passa a ter rodovias com nomes de três troncos missioneiros, Jayme Caetano Braun, Cenair Maicá e Noel Guarany. Luiz Marenco acredita que estas perenes homenagens criem na população um sentimento de pertencimento e de fortalecimento da cultura própria e, afirma: “meus colegas deputados entenderam a importância da memória cultural do Estado na representatividade artística de Noel Guarany e que devemos valorizar os mestres da cultura para sabermos de onde viemos e para onde vamos.”
O deputado Marenco tem atuado em diversas áreas, cultura, segurança, alimentação, agronegócio e saúde. Inclusive, em 08/12, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou por unanimidade o PL 180/2020, que inclui os profissionais de saúde no grupo prioritário de testagem de doenças infectocontagiosas.

Para conhecer melhor os projetos do Deputado Luiz Marenco, acessa:  https://www.luizmarencodeputado.com/noticias

Veja também seus projetos de lei exclusivamente sobre a pandemia: https://bit.ly/2RSxwK2 

Fonte: 
Assessoria de Comunicação do Gabinete
Mariana Pires - Jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário