06 fevereiro 2021

A ARTE E O TALENTO DE ANDRÉ OLIVEIRA

Dia desses, eu recebi aqui na porteira do meu rancho, como determinam as normas de distanciamento físico, a visita do escultor e amigo André Oliveira, acompanhado de sua patroa Sabri Antunes, com o propósito de entregar uma de suas obras, feita sob encomenda pra mim. Trata-se de uma estatueta, que retrata  um gauchão bem parecido comigo, empunhando um chimarrão e um microfone, numa alusão bem humorada às minhas atividades profissionais.  Fiquei faceiro e emocionado ao me enxergar naquele pequeno busto caricato.
Este fantástico trabalho de esculpir caricaturas em argila, gesso e madeira, é a especialidade mais recente do André Oliveira, cuja arte tem sido valorizada por diversos músicos, chuleadores, ginetes, laçadores, dançadores e pessoas em geral que se vêem simbolizadas através das imagens confecionadas pelo talentoso artista plástico. Além das estatuetas, o André também produz troféus e imagens gauchescas, como estas que estampam esta postagem.    Para fazer contato e encomendar uma obra de arte personalizada, basta fazer contato com o André Oliveira através do whatspp nº  (51) 980.183.179 ou do seu perfil no Facebook   https://www.facebook.com/andrebuscape 


Raineri Spohr, Guto Gonzales, Marcelo Oliveira, Rogério Villagran


Só pode ser o Teixeirinha



Parece com o Ricardo Comassetto 


E esse chuleador, quem será?



Um pouco mais sobre o artista André Oliveira:

Nascido em Porto Alegre, André Oliveira tem a arte presente em sua vida desde muito cedo, quando ainda na infância começou a dar asas a sua imaginação fazendo os primeiros rabiscos em papel. 
Com dez anos de idade seu talento recebeu destaque com a participação em um concurso intercolegial patrocinado pela Enciclopédia Britânica do Brasil, que selecionaria apenas dez desenhos entre todas as escolas de Porto Alegre para participar de uma exposição. Na ocasião o “pequeno artista” teve seu trabalho escolhido e publicado no evento juntamente com desenhos de estudantes de vários países do mundo. Durante o ensino médio André tinha o hábito de rabiscar caricaturas de colegas e professores, mas aos poucos esse passatempo foi sendo substituído por outras atividades.
Quase trinta anos depois, essa motivação retornou ao ser instigado a desenhar durante os momentos lúdicos com sua filha Isadora e seus sobrinhos Pedro Mariano e João Inácio, sendo que agora essa brincadeira ganhou uma temática específica: a cultura gaúcha. 
A partir da criação de diversos personagens retratados em atividades típicas do homem do campo do Rio Grande do Sul, André Oliveira trabalha com gravuras, caricaturas, criação de logotipos, camisetas e canecas, onde estampa sua arte. Essa criação de personagens autênticos culminou na vontade de transformar os mesmos personagens dos desenhos em esculturas, onde passou a se dedicar a essa nova linguagem artística.
Madeiras reaproveitadas de tramas de cercas antigas e cravos de ferradura servem como base para sustentar um gaúcho bem a cavalo ou um chuleador no seu tablado de dança, personagens que comumente são eternizados em forma de escultura pelas mãos do artista. 
Em dezembro de 2020 André representou o Brasil no Festival Internacional de Declamadores, Payadores, Pintores, Escultores y Poetas promovido pela Associación Folclórica Latino Americana (AFLA), evento no qual participaram artistas pertencentes a treze países. 
As pinturas e esculturas de André Oliveira vem ganhando o carinho do público de toda a região Sul do país, uma vez que - além da criação de personagens - o artista também desenvolve um trabalho com desenhos e esculturas personalizadas, eternizando momentos especiais da vida de cada pessoa.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário