06 julho 2019

MORRE O MÚSICO E AMIGO LORENO SANTOS


No palco da Tafona, Loreno (cabeludo) acompanhado por Germano Reis
Aos 68 anos de idade, faleceu na madrugada deste sábado, o músico, cantor e compositor Loreno Santos, um dos artistas mais conhecidos do litoral norte gaúcho.  
Ele estava internado desde o dia 04/07, na UTI do Hospital Geral de Novo Hamburgo, em razão de um grave quadro de pneumonia.
Os atos fúnebres ocorrerão a partir do meio-dia, no plenário da Câmara de Vereadores de Osório e o sepultamento às 16h30min no Cemitério Nossa Senhora da Conceição.
Violonista, guitarrista, tecladista, contrabaixista, arranjador e cantor, Loreno Santos era uma figura carismática, até mesmo folclórica, que se destacava nos palcos.  Um apaixonado pela música, que se orgulhava da sua longeva trajetória artística, iniciada ainda na década de 60, como integrante do conjunto Os Jatos, uma espécie de “cover” dos Beatles.   No início da década de 70, criou o conjunto Prelúdio, que animava bailes na região sul do Brasil, no Uruguai e na Argentina.
Com o Prelúdio, participava dos festivais de música da época, tendo sido premiado com o 2º Lugar na 5ª Vindima da Canção Nativa, de Flores da Cunha, no ano de 1979.
No final de década de 80, dedicou-se a carreira solo, tocando em bares e eventos da região litorânea. Começou a participar de forma mais frequente dos festivais de música, sendo seguidamente destacado em alguns deles.  Em 2000, na 12ª Tafona da Canção Nativa de Osório, Loreno registrou seu maior sucesso, “Vento Nordeste”, em parceria com Fábio Kinzel, canção premiada com o troféu de Melhor Tema Osoriense.   Na 15ª Tafona, realizada em 2003, conquistou o primeiro lugar com a canção “Mar da Vida” com letra e interpretação de Renato Junior. Também levou pra casa o troféu de Melhor Tema Osoriense com a música “Festa do Rosário”, em parceria com Joares Pereira.  A mesma premiação foi obtida na 16ª Tafona, em 2004, com a música “Alma das Águas” , em parceria com Sandro Andrade e Paulinho Dicasa.
Na 18ª Tafona, em 2007, Loreno Santos foi um dos integrantes da Comissão Avaliadora do festival, ao lado de Jaime Vaz Brasil, Mario Tressoldi, Nelcy Vargas e Wilson Tubino. Na condição de produtor executivo daquela edição, pude testemunhar sua paixão pela música litorânea e seu jeito peculiar de analisar as canções concorrentes, sempre com sinceridade, conhecimento e bom humor. Ele foi uma atração à parte, tanto na triagem quanto na mesa avaliadora.  
Em 2010, na 20ª Tafona, ele retorna ao palco e conquista o 2º Lugar na Linha Litorânea, com a música “Noite de Tafona”, parceria com Vaine Darde, e ainda o troféu de Música Mais Popular.
Em 2011, a canção intitulada Maria Teresa, dele e de sua esposa Patrícia Camargo, foi agraciada com o troféu de Melhor Música na Opinião do Público.
Em 2012, na 22ª Tafona levou pra casa os prêmios de Melhor Tema Osoriense e Música Mais Popular daquela edição com a música “De Açúcar e de Sal”, parceria dele com Vaine Darde.
Além das passagens marcantes pelo palco da Tafona, Loreno é autor do Hino Oficial do município de Osório, composto em parceria com o letrista Osvaldo Aguiar, fato que elevou ainda mais o seu prestígio naquela comunidade.
Ao mesmo tempo em que era um músico competente, Loreno Santos se mostrava um ser humano generoso, solidário, brincalhão e com uma grande senso de justiça.   Ajudou muito o meu filho Germano Reis, também músico, oferecendo-lhe parcerias e oportunidades profissionais importantes.
Loreno Santos nasceu em Osório, no dia 18 de junho de 1951.
Em homenagem, o prefeito de Osório, Eduardo Abrahão, decretou luto oficial por três dias no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário