22 julho 2019

O VIAJANTE ENRAIZADO, DE RODRIGO BAUER

O Viajante Enraizado é uma coletânea com cem (100) poemas  vencedores de concursos literários e festivais do Sul do Brasil, todos de autoria poeta e letrista  São Borjense Rodrigo Bauer
Com prefácio do poeta Carlos Omar Villela Gomes e gravuras do artista plástico Vasco Machado, O Viajante Enraizado traz o que Bauer produziu de melhor nos últimos sete anos, desde a publicação de seu último livro editado: Rodrigo Bauer, 20 Anos de Poesia.
Uma parte destes versos reflete a história política do Rio Grande do Sul através dos lenços e seus matizes ideológicos, num capítulo à parte chamado “A Voz dos Lenços”. Os demais poemas são de cunho regional gaúcho, mas revestidos de uma permanente alma universal. Essa característica “tolstoiana” de cantar o mundo a partir de sua aldeia, sempre permeou a obra de Rodrigo Bauer, um compositor de letras que venceram festivais antagônicos, desde os campeiríssimos “Um Canto Para Martin Fierro” de Santana do Livramento e “Carijo da Canção Gaúcha” de Palmeira das Missões, até os mais populares e universais a exemplo da “Moenda da Canção” de Santo Antônio da Patrulha e o “Rio Grande Canta o Cooperativismo”.

O AUTOR: 
Rodrigo Bauer é um poeta consagrado, sendo um dos maiores vencedores da História do Movimento dos Festivais Nativistas (de Música e de Poesia).   Conquistou mais de 60 troféus em festivais (contando-se somente os de Primeiro Lugar). É ganhador da Calhandra de Ouro, prêmio máximo da Califórnia da Canção Nativa, de Uruguaiana, do Troféu Vitória, e do Troféu Destaques dos Festivais, destinado aos melhores de cada ano.
O Viajante Enraizado registra sua obra e reúne sua poesia, a fim de que a mesma seja levada ao público leitor, escolar e universitário. 
É um livro que não pode faltar no acervo do grande público, principalmente dos que apreciam a poesia regional gaúcha.


LANÇAMENTO:
O livro será apresentado ao grande público em três eventos programadas para as cidades de São BorjaViamão Santo Antônio da Patrulha.
Em cada uma destas etapas, haverá uma Oficina de Criação e Recriação Literária, ministrada pelo poeta e declamador Pedro Junior da Fontoura, uma Sessão de Autógrafos do autor e um Recital Poético Musical, estrelado por Rodrigo Bauer, acompanhado de Pedro Junior da Fontoura e de um amadrinhador convidado.
Na cidade de São Borja, a atividade de lançamento do livro acontecerá no dia 30 de agosto de 2019, as 19 horas, nas dependências do Centro Nativista Boitatá.  
Não haverá cobrança  de ingressos e o acesso é liberado para pessoas de todas as faixas etárias e classes sociais. 

FINANCIAMENTO:
A publicação do livro O Viajante Enraizado foi financiada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria da Cultura, Sistema Pró-Cultura RS LIC, Lei nº 13.490/10, através do ICMS que o gaúcho paga.   

Produção e Realização: Valter Portalete Produtor
Patrocínio:  Mercado Bacesa, o Super Chesini 
Financiamento: Pró-Cultura RS LIC - Secretaria da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário