sexta-feira, 12 de junho de 2009

MAURICIO MARQUES LANÇA "MILONGAÇO"

Depois de se apresentar nos Estados Unidos, ao lado de Luiz Carlos Borges e Borghettinho, e receber importantes prêmios como Itaú Cultural, Prêmio Visa e Projeto Violões do Brasil, ao lado do Duo Assad, o músico Maurício Marques lança seu segundo álbum “Milongaço”, no dia 30 de junho, às 21h, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre.
A turnê de lançamento inclui outras capitais brasileiras: Florianópolis (23/06), Curitiba (24/06), Rio de Janeiro (01/07) e São Paulo (03/07) e foi viabilizada com o patrocínio do Programa Petrobras Cultural, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Violonista gaúcho de grande expressão e com sólida carreira dentro da música regional do Rio Grande do Sul, Maurício Marques desenvolve um amplo trabalho voltado à composição e orquestração dentro do regionalismo.
Todas estas informações e influências resultaram em um disco que mistura elementos da música gaúcha e da música clássica. Ritmos como choro, tango, milonga, chamamé, chacarera, candombe, valsa, baião, zamba e chamarra, dão seqüência ao seu trabalho de pesquisa de ritmos e aplicação deste material em novas composições.
Participam do show Milongaço os músicos Maurício Marques no violão de oito cordas, Felipe Alvares no baixo, Luciano Maia no acordeon e Marco Michelon na percussão, além das presenças especialíssimas de Celau Moreyra no violoncello, Ernesto Fagundes no bombo legüeiro, Augusto Maurer no clarinete, Carlito Magallanes no bandoneón e Renato Borghetti na gaita-ponto.
Maurício Marques é um violonista de mão cheia. Gravou Astor Piazzolla, participou da orquestra Brasileira de Cinema, dividiu o palco com Toquinho, Kleiton e Kledir, Plauto Cruz, Dominguinhos, Luiz Carlos Borges, Renato Borghetti e muitos outros grandes músicos brasileiros. Seu primeiro disco, Cordas ao Sul, obteve três indicações ao Prêmio Açorianos de Porto Alegre em 2004. Neste mesmo ano foi premiado como melhor instrumentista. Desde 2005 integra o Quarteto Maogani, ao lado dos violonistas Paulo Aragão, Carlos Chaves e Marcos Alves. Com esse grupo, excursionou pela Europa e fez a abertura do show de Sérgio Mendes, em Los Angeles. Teve um livro com suas composições editado na França pela Editora Henry Lemoine, dentro da coleção Sergio Assad.

Nenhum comentário:

Postar um comentário