15 fevereiro 2013

ADELAR BETUSSI - 80 ANOS DE SUCESSO

Em 15 de fevereiro de 1933, nascia na localidade de São Jorge da Mulada, na Criúva, então distrito de São Francisco de Paula, o cantor e acordeonista Adelar Bertussi. 
Ele, com seu saudoso irmão Honeide Bertussi (20 de fevereiro de 1923/04 de janeiro de 1996), formavam  o grupo de baile Irmãos Bertussi, precursores da música tradicionalista gaúcha e pioneiros na utilização da bateria entre os instrumentos musicais.  Por serem ambos exímios acordeonistas, também foi deles a iniciativa de utilizarem o dueto de gaitas nas apresentações e bailes.
Bonachão, contador de causos e profundo pesquisador da música e da história do Rio Grande do Sul, Adelar Bertussi é uma destas figuras que encanta quem o assiste, seja tocando, cantando ou simplesmente conversando.  
Recentemente foi homenageado em livro como um dos Pilares da Tradição Gaúcha, pelo escritor  e jornalista Renato Mendonça.
Minha sincera homenagem e o meu carinhoso abraço a esta legenda viva da música regional gaúcha que hoje completa 80 anos de idade  e de sucesso.
Vida longa ao mestre ADELAR BERTUSSI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário