21 janeiro 2014

QUE BAITA LIVRO !!!!


Recebi, na tarde de ontem, o livro intitulado Pedro Raymundo e o Canto Monarca Uma História da Música Regionalista, Nativista e Missioneira -, enviado pelo  seu autor, Dr. Israel Lopes,  escritor e advogado de São Borja, a quem agradeço pela gentileza e consideração.
Que maravilha de publicação!
Como o próprio subtítulo prenuncia, o livro conta a história da música regional  do sul do Brasil, desde os seus primeiros acordes, iniciando, é claro, com Pedro Raymundo  e chegando aos dias atuais.  Além de Pedro Raymundo, autor da imortal “Adeus Mariana”, são lembrados com destaque, outros nomes importantes para o “cancioneiro gaúcho”, tais como: Lupicínio Rodrigues, Conjunto Farroupilha, Paixão Côrtes, Honeide e Adelar Bertussi, Teixeirinha, Gildo de Freitas, José Mendes, Telmo de Lima Freitas,  Noel Guarany, Cenair Maicá, Pedro Ortaça, entre outros de semelhante representatividade.  São citados também, com a ênfase que merecem, os festivais nativistas e a sua importância para musicalidade rio-grandense. Neste capítulo, inclusive o autor faz uma carinhosa, e talvez imerecida, citação ao meu trabalho como pesquisador e divulgador destes eventos.  Fiquei emocionado e muito honrado com esta prestigiosa referência a mim, já na introdução, à página 9 do livro.
Evidentemente que não é por este fato que eu recomendo a leitura desta obra. Recomendo por achar que se trata de uma publicação imprescindível para todos que se interessam pela música de forma geral e especialmente para aqueles, como eu, que devem e precisam saber mais sobre a música regional gaúcha. 
Parabenizo ao Dr. Israel Lopes, a quem me permito chamar de amigo, pela competência, sensibilidade, talento e por nos proporcionar acesso a este fundamental conjunto de informações.
Pedro Raymundo e o Canto Monarca, que baita livro!!!


Informações e contatos:  escritor.israellopes@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário