15 fevereiro 2018

EFEMÉRIDES RIO-GRANDENSES - 15 DE FEVEREIRO


15/02/1894:  Nasce no Alegrete, o advogado, político, estadista e diplomata gaúcho, Oswaldo Aranha.
Em 1923, chegou a pegar em armas para lutar a favor dos Chimangos de Borges de Medeiros, na Revolução Federalista.  Em 1925, foi intendente do Alegrete e dois anos depois elegeu-se deputado federal.
Amigo e braço direito de Getúlio Vargas, foi Ministro da Justiça e depois Ministro da Fazenda. Em 1934, foi nomeado embaixador do Brasil em Washington.  Em 1937, assumiu como Ministro das Relações Exteriores do governo Vargas.
Em 1947, foi nomeado chefe da delegação brasileira na recém Criada ONU.
Presidiu a Sessão Especial da Assembleia Geral das Nações Unidas, que culminou com a criação do estado de Israel.  A partir deste fato, o povo judeu lhe prestou inúmeras homenagens.

Osvaldo Euclydes de Souza Aranha faleceu em 27/01/1960, vitimado por um ataque cardíaco, na sua residência no Rio de Janeiro.
-------------------------------------------------------------------------------------------------


15/02/1933:  Nasce na localidade de São Jorge da Mulada, em Criúva, á época interior do município de São Francisco de Paula, atualmente pertencente a Caxias do Sul, o acordeonista, cantor e compositor Adelar Bertussi.  
Ele foi um dos pioneiros da música regional gaúcha, ao lado de seu irmão mais velho, Honeyde, dez anos mais velho, com quem formou a partir de 1955, a dupla Irmãos Bertussi, responsável pelo surgimento da autêntica música de baile no Rio Grande do Sul.  
Os Bertussi foram precursores também na prática de animar bailes com dueto de cordeonas e pela introdução da bateria como instrumento musical, novidades para uma época em que os fandangos eram animados por trios formados somente por gaita, violão e pandeiro.  Em 1966, Adelar separou-se artisticamente de Honeyde, iniciando carreira solo.  Em 1972, Adelar e Honeyde se reconciliam e gravam o LP “Sangue de Gaúcho”, mais um sucesso na já exitosa carreira dos Irmãos Bertussi.  Mas a reconciliação dura pouco e a dupla separa-se novamente. Em 1974, Adelar foi eleito vereador de Caxias do Sul.  Mais tarde, criou e participou do conjunto Os Cobras do Teclado, tendo como principal parceiro o também acordeonista Itajaíba Matanna.  Após a morte do irmão Honeyde, ocorrida em 1996, Adelar deu segmento a tradição musical da família através do Conjunto Os Bertussi, na companhia de seu filho, e também acordeonista, Gilney Bertussi.     
Com setenta anos de carreira artística, Adelar compôs cerca de 500 músicas, gravou 50 discos e realizou mais de 6 mil apresentações artísticas.
Como professor de música e escritor, publicou os livros didáticos “Som Bertussi”, volumes 1 e 2.  
Teve sua vida artística registrada em DVD no documentário “Adelar Bertussi – O Tropeiro da Música Gaúcha”.
Em 2010, Adelar Bertussi foi homenageado no livro publicado pelo escritor Renato Mendonça como um dos Pilares da Tradição Gaúcha.
Adelar Bertussi Siqueira faleceu no dia 30 de setembro de 2017, no hospital de Campo Largo/PR, aos 84 anos de idade, em decorrência de complicações cardíacas.   

-------------------------------------------------------------------------------------------------

15/02/1974: Morre o cantor e compositor José Mendes, em decorrência de um acidente de trânsito na BR-471, município de Rio Grande. 
Em 2004, seus restos mortais foram transladados de Porto Alegre para o Memorial José Mendes, instalado junto a Capela Santa Terezinha, localizada entre os municípios de Esmeralda e Pinhal da Serra, na região serrana do Rio Grande do Sul.
Em sua breve e bem sucedida carreira, José Mendes gravou oito discos, sendo o de maior sucesso o compacto simples lançado em 1967, no qual estavam registradas as músicas "Pára Pedro" e "Mensagem de Saudade". O disco, com apenas estas duas faixas, vendeu mais de um milhão de cópias, configurando-se em estrondoso sucesso

Sua obra está registrada também nos seguintes Long Plays: 
Passeando de Pago em Pago – 1962, quando ainda usava o nome artístico de “Gaúcho Seresteiro”;    
Pá... ra Pedro – 1967;  
Não Aperta, Aparício -1968;
Andarengo – 1969; 
Mocinho do Cinema Gaúcho – 1970; 
Gauchadas – 1971;
Isto é Integração – 1973;  
Adeus Pampa Querido (póstumo)  - 1974

Além de cantor e compositor, foi ator de cinema, tendo produzido e estrelado três filmes:   Pára Pedro,  Não Aperta Aparício, A Morte Não Marca Tempo.
José Mendes Guimarães nasceu no dia 20 de abril de 1939, em Esmeralda, então distrito de Lagoa Vermelha.  Completaria 79 anos de idade em 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário