03 dezembro 2018

O RIO GRANDE PERDE DOIS GAÚCHOS DE FUNDAMENTO

Mal iniciou o mês de dezembro e o ambiente regionalista gaúcho é entristecido pela morte de dois de seus personagens: Jardel Borba, acordeonista, cantor e compositor e  Elomir Malta, radialista, comunicador e apresentador do programa A Voz da Tradição, na web TV Tradição.  Ambos meus amigos e pelos quais eu tinha sincera admiração.

Jardel Borba é serrano, de São Francisco de Paula, onde nasceu em 03 de novembro de 1993. Iniciou ainda guri a sua trajetória artística. Participava frequentemente do festival Ronco do Bugio, onde quase sempre levava o troféu de Música Mais Popular.  Mas sua terra fértil eram os bailes. Por esta razão, criou e estruturou o grupo Brasil de Bombacha, com o qual passou a viajar pelo Rio Grande, animando festas, rodeios e fandangos.
Não faz muito, um diagnóstico de tumor no cérebro forçou-o a interromper suas atividades. Enfrentou um tratamento longo e rigoroso. Recuperado, retomou sua carreira, agora dedicada ao estilo musical "gospel".  No entanto, a doença voltou e desta vez, impiedosa e fatal, ceifando a vida de um jovem e promissor talento. Realmente uma lástima.

Elomir Malta nasceu em Porto Alegre, no dia 20 de fevereiro de 1955.  Tradicionalista, comunicador de rádio e tv e apresentador de eventos, ele tinha 63 anos de idade. 
Eu o conheci lá por 2003, quando eu ainda atuava na inesquecível Rádio Rural. Elomir participava do programa do MTG, que era veiculado aos sábado, no final de tarde, logo após eu encerrar mais uma edição do programa Do Litoral à Fronteira. Desde então mantivemos uma relação de coleguismo, respeito e admiração mútua. Seguidamente eu o encontrava, ora narrando o Desfile Farroupilha, noutras no palco de shows do Acampamento Farroupilha, ou atuando na Rádio Poste do Parque da Harmonia, ocasiões em que sempre proseávamos animadamente sobre a nossa paixão comum, o Rádio.  Ultimamente Elomir comandava   o programa "A Voz da Tradição", na web TV Tradição.
Não sei a causa da morte de Elomir Malta, mas isto não importa, o que realmente deve ser enfatizado é que ela era um grande cara, cuja amizade sempre valorizei.

Que o "patrão velho lá de riba" escancare a cancela da Estância Celestial para receber este dois gaúchos de fundamento, que merecem um lugar especial na roda de mate da eternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário