25 setembro 2012

TRADICIONALISMO EXPOSTO NO MUSEU



No dia 19 de setembro, a Fundação Museu Antropológico Caldas Junior abriu a exposição “Tradicionalismo em Santo Antônio da Patrulha”, com grande público presente nas dependêncas da casa-sede, situada na avenida Borges de Medeiros, na cidade litorânea.
Os presentes puderam prestigiar às apresentações das Invernadas Artísticas dos CTGs Patrulha do Rio Grande e Cel. Chico Borges, que deram um verdadeiro show no Jardim do Imperador, mostrando suas coreografias premiadas no Enart e no Juvenart.
As curadoras da exposição, Ana Zenaide Gomes Ourique (representada na ocasião pela filha Clarissa), Ângela Monteiro Machado e Rosa Maria Gil Gomes receberam homenagem do Museu, representado nas pessoas do Presidente Fernando Lauck e da Diretora Administrativa, Lucy Migliavaca Message.
A exposição mostra a trajetória do movimento tradicionalista em Santo Antônio desde a década de 50 e reverencia os nomes dos maiores tradicionalistas patrulhenses, que mantiveram acesa a chama do gauchismo durante todo este período, dentre os quais o meu saudoso pai Jarcy Cândido dos Reis. 
São muitas fotos e objetos que remetem a tempos idos e eventos marcantes.
O Prefeito Daiçon Maciel da Silva fez questão de lembrar de todos os CTGs de SAP, agradeceu e reconheceu o trabalho árduo de todos, muitas vezes com sérias dificuldades, mas que – além de cultuar os costumes e a história do RS – ainda mantém, principalmente os jovens, afastados dos muitos perigos que rondam as famílias. Disse, ainda, orgulhar-se da posição que SAP ocupa nesse cenário, tendo forte representação dos dois CTGs (Patrulha e Chico Borges) na atualidade.
Prepare um chimarrão e vá conhecer a história do tradicionalismo em Santo Antônio da Patrulha.

Fonte: ACS PMSAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário