domingo, 24 de abril de 2016

EFEMÉRIDES RIO-GRANDENSES - 24 DE ABRIL


24/04/1948:  Data da fundação do 35 CTG, em Porto Alegre.
Logo após a criação da Ronda Crioula pelo Grupo dos Oito, que tinha Paixão Cortes como líder, este mesmo grupo de jovens estudantes do interior do estado, mais outros tantos na mesma condição, passaram a reunir-se com o propósito de criar uma entidade que objetivasse preservar as tradições rio-grandenses.
Depois de resolvidas as divergências iniciais, o grupo definiu como data de criação da entidade, o dia 24 de abril de 1948.  O nome da entidade seria 35 CTG, em homenagem ao ano de 1835, início da Revolução Farroupilha.
Entre os fundadores do 35, estão nomes importantes como Luís Carlos Barbosa Lessa, Glaucus Saraiva,  Wilmar Wink de Souza, Cyro Dutra Ferreira, João Carlos Dávila Paixão Cortes, Zeno Cardoso Nunes, entre outros não menos significativos.
A época da fundação, foram designados:
Como Patrão de Honra: Paixão Cortes
Primeiro patrão (fase provisória):  Glaucus Saraiva
O primeiro patrão oficial: Antônio Cândido da Silva Neto, de Dom Pedrito
Em 1956, Antônio Augusto Fagundes assumiu as rédeas do "35", sendo assim o seu patrão mais jovem, com apenas 21 anos de idade.
Desde então, ao longo destes 68 anos de existência, o 35 CTG tem sido importante, não só pelo pioneirismo, mas por mostrar um modelo de organização que serviu de parâmetro para o surgimento de milhares de outras entidades tradicionalistas que existem atualmente no mundo todo.
O lema do 35CTG é:  Em Qualquer Chão, Sempre Gaúcho



24/04/2004:  Dia do Churrasco e do Chimarrão.
Instituído pela lei 11.929, de 20 de junho de 2003, de autoria do deputado Giovani Cherini, o Dia do Churrasco e do Chimarrão.

A data, 24 de abril,  foi sugerida pelo MTG – Movimento Tradicionalista Gaúcho, porque neste dia, 24/04/1948, era fundado o 35 CTG, o pioneiro dos Centros de Tradição Gaúcha.
Na mesma lei ficou instituído também o Churrasco como “Prato Típico” e o Chimarrão como “Bebida Símbolo” do Estado do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário