segunda-feira, 22 de agosto de 2016

EFEMÉRIDES RIO-GRANDENSES - 22 DE AGOSTO

22/08/1796: Nasce em Taquari, no local chamado Pinheirinhos, o General e grande líder da Guerra dos Farrapos, David Canabarro.      
De nome David José Martins iniciou sua carreira militar em 1811.  Mais tarde, entre 1825 e 1828,  foi tenente das tropas de Bento Gonçalves na Guerra da Cisplatina.    Por volta de 1836, adota o sobrenome Canabarro por insistência de seu tio, que era descendente dos Canavarros de Portugal.  
Na Guerra dos Farrapos, juntou-se tardiamente ao movimento.  Iniciou como tenente, mas rapidamente galgou postos, assumiu o comando em junho de 1843, quando Bento Gonçalves, desligou-se do comando.       
Sua única derrota em toda a guerra foi na Batalha de Porongos, onde relaxado pelas negociações de paz que empreendia com o Barão de Caxias, foi surpreendido pelos soldados de Mouringue, tendo sua tropa massacrada, inclusive os Lanceiros Negros. A Batalha de Porongos deu origem a uma discussão histórica em torno de David Canabarro.  Em 1844, os negros farrapos representavam quase metade do contingente rebelde farroupilha. Neste mesmo ano, em busca da paz, Caxias teria negociado com o general David Canabarro o extermínio dos soldados negros numa batalha supostamente arranjada, a “Surpresa dos Porongos”, em 14 de novembro de 1844.  Como seria de se esperar, os valorosos infantes, lanceiros e cavaleiros negros do pampa farroupilha foram derrotados pelas tropas imperiais.        Como chefe dos revoltosos, aceitou a anistia oferecida pelo governo em 18 de dezembro de 1844  e assinou a Paz de Ponche Verde em 25 de fevereiro de 1845.  
David Canabarro morreu em 12 de abril de 1867, em Santana do Livramento.



22/08/: Dia Internacional do Folclore.     O termo inglês Folklore, resultado da junção de duas palavras Folk (povo) Lore (conhecimento), foi utilizado pela primeira vez em 22 de agosto de 1846, pelo arqueólogo britânico Willian Thomson, com objetivo de criar uma palavra que denominasse o que se poderia chamar de “antiguidades populares”.  A definição foi amplamente aceita e propagada, sobretudo, pela Universidade da Pensilvânia.  
Em 1960, como forma de homenagear Willian Thomsom, a Unesco designou o dia 22 de agosto como o Dia Internacional do Folclore.    
Em 1965, o Congresso Nacional Brasileiro oficializou o dia 22 de agosto com o Dia do Folclore Brasileiro.   
Atualmente a definição mais completa de Folcore é o conjunto das tradições e dos costumes de um povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário