14 maio 2018

EFEMÉRIDES RIO-GRANDENSES - 14 DE MAIO

14/05/1998:  Com 49 anos de idade, morre em Caxias do Sul, o cantor César Passarinho, um dos nomes mais brilhantes do nativismo gaúcho.  Era também conhecido como o cantor símbolo da Califórnia da Canção Nativa, da cidade de Uruguaiana.   Naquele festival, ele conquistou quatro Calhandras de Ouro, troféu máximo oferecido pelo certame, e mais sete prêmios de Melhor Intérprete, consolidando-se como mais destacado dos vencedores da Califórnia. 
Mas sua trajetória vitoriosa não se resumia à Califórnia.  Foi brilhante também em outros festivais, tendo vencido diversos deles e conquistados outros tantos troféus como intérprete. 

Sua forma peculiar de cantar, eternizou clássicos da música regional gaúcha, tais como Negro da Gaita, Guri, Romanceiro da Erva Mate, Negro de 35, e muitos outros.
    
O músico das milongas começou a carreira musical como baterista de um conjunto de baile de Uruguaiana.   Descobriu a música regionalista em 1973, quando interpretou, na 3ª Califórnia, a música Último Grito.  De lá, até a sua morte foram sete discos gravados e uma trajetória recheada de sucessos.

O apelido Passarinho é uma referência ao pai, que tinha a alcunha de gurrião (pardal). O filho do pássaro se transformou em Passarinho, cujo vôo alcançou os pontos mais altos do cenário musical rio-grandense. 

César Osmar Rodrigues Escoto, nasceu em Uruguaiana, no dia 21/03/1949.  Estaria hoje com 69 anos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário