18 julho 2019

JUAREZ FONSECA LANÇA LIVRO SOBRE GILDO DE FREITAS

Depois do lançamento em Viamão, no dia do aniversário de Gildo, o livro terá lançamento e autógrafos durante a Moenda da Canção, em Santo Antônio da Patrulha, no dia 17 de agosto às 14h, integrando a Feira do Livro da cidade. 

Para marcar o centenário de nascimento de Gildo de Freitas, a Plus Editora, de Porto Alegre, está lançando a biografia “O Rei dos Trovadores”, do jornalista Juarez Fonseca. Com mais de 200 páginas, o livro conta a extraordinária história do artista popular que conquistou o Rio Grande do Sul com suas trovas e depois com seus discos. Nascido no bairro Passo d’Areia, em Porto Alegre, em 19 de junho de 1919, Gildo é considerado o expoente máximo da trova gaúcha, manifestação folclórica que tem seus primeiros registros na época da Revolução Farroupilha (1835-1845).

Apoiada em entrevistas com Teixeirinha, Antônio Augusto Fagundes, Paixão Côrtes, Luiz Menezes, Ayrton dos Anjos e, entre outros, Dona Carminha, viúva de Gildo, a narrativa de Juarez Fonseca começa na infância do personagem. E o segue na vida aventuresca pelos interiores do Rio Grande, recheada de episódios como as prisões por rebeldia, a adesão ao trabalhismo de Getúlio Vargas, a consagração nos programas de rádio, o sucesso nos discos, a visão quase profética para iniciativas como a criação dos bailões – que se tornariam febre no estado inteiro.
A relação com seu discípulo Teixeirinha ocupa bom espaço no livro, incluindo um capítulo em que Teixeirinha conta em detalhes uma viagem com Gildo para cantarem em Santa Catarina. Em resumo, “O Rei dos Trovadores” é uma louvação à genialidade de Gildo de Freitas, que depois da morte em Viamão, em 4 de dezembro de 1982, vem ganhando mais e mais admiradores. Ele dá nome a ruas e avenidas em várias cidades. Dá nome a um CTG e seu estilo de trova integra concursos em 29 cidades. É o patrono do poeta repentista em lei da Assembleia Legislativa.
Na verdade, o livro é uma ampliação do volume 22 da coleção “Esses Gaúchos”, lançado em 1985 pela editora Tchê!/RBS. Ao texto original, reescrito, Juarez Fonseca agregou a reprodução da primeira reportagem jornalística feita com Gildo, entrevistas com dirigente da Associação de Trovadores Luiz Müller e com os músicos nativistas João de Almeida Neto (primeiro a trazer Gildo para seu repertório) e Ernesto Fagundes (gravou um disco inteiro com músicas de Gildo). Também são relacionados trovadores em atividade no RGS e músicos seguidores do estilo do ídolo. Para completar, são reproduzidas 40 letras marcantes entre as 170 músicas gravadas.

SOBRE O AUTOR:
Formado pela UFRGS, Juarez Fonseca é jornalista profissional desde 1970. 
Na maior parte desse tempo trabalhou no jornal Zero Hora, onde foi editor da área de cultura e entretenimento. Em 1974 começou a acompanhar os festivais nativistas, fazendo a cobertura da maioria para Zero Hora. Foi jurado de dezenas de festivais. Atualmente é colunista de Zero Hora, escrevendo sobre música. Além de “Gildo de Freitas – O Rei dos Trovadores”, é autor de “Ora Bolas”, sobre o poeta Mário Quintana, e de “Neugebauer, uma História”, sobre a fábrica de chocolates mais antiga do Brasil.

PLUS Editora
Rua Santos Dumont,1101, bairro São Geraldo, Porto Alegre
Fone (51) 3222-2339
Pedido para o e-mail atendimento@pluseditora.com.br

AGRADECIMENTO:
Obrigado ao colega e amigo Juarez Fonseca, um dos mais brilhantes jornalistas do Rio Grande do Sul, pela gentileza de me oferecer um exemplar do livro  "Gildo de Freitas - O Rei dos Trovadores", obra de significativa importância para o cenário literário e cultural gaúcho, que resgata, de forma clara e elucidativa, aspectos relevantes da vida e da trajetória artística de um dos ícones do regionalismo rio-grandense: Gildo de Freitas.

Parabéns Juarez.   
Gracias e um baita abraço. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário