30 maio 2011

PARAISO DA SERRA

Com a minha Estelinha, no Lago São Bernardo
"... Quem nao sabe onde fica
O paraíso da terra
Onde o clima é mais ameno
E o ar é o puro da serra.
As paisagens sem igual,
O povo alegre e sem luxo
É São Francisco de Paula
Lá no nordeste gaúcho...."

Estes versos do saudoso Francisco Castilhos retratam com fidelidade algumas características deste importante município serrano.  Pois foi em São Chico que passei o último final de semana, trabalhando no 20º Ronco do Bugio, como jurado e  também como assessor técnico do evento.  Acompanhado da minha fiel companheira Estelinha,  desfrutei da enorme hospitalidade daquela gente, vivenciei muitas emoções, revi vários parentes e reencontrei amigos que conquistei quando trabalhei e residi por lá, entre 1983 e 1987. Aplaquei um pouco da saudade que sinto daqueles tempos.
E as belezas naturais de São Francisco, que maravilha. O Lago São Bernardo, as oito cachoeiras, os plátanos enfeitando a cidade, os pinheiros com suas copas beirando o céu, tudo deslumbrante.  E, claro, nao poderia faltar o frio, característico da região, principalmente nesta época do ano. Apesar da baixa temperatura, nos sentimos, eu e a Estela,  amparados pelo calor humano que vinha do povo serrano, que trata a todos com o mesmo carinho e atenção.
Visitamos também a 15ª Festa do Pinhão, evento que se desenvolve até o dia 12 de junho, com inúmeras atrações artísticas, culturais e gastronômicas. Lá se come quase tudo "com pinhão":  churrasco de pinhão, passoca de pinhão, carreteiro de pinhão, bolo de pinhão, rosca de pinhão, entevero de pinhão, e mais um monte de coisas, com  e sem pinhão. Tem também mostra de artesanato, mostra da culinária serrana e feiras de produtos e serviços.  Não dá pra perder.
É um baita passeio, visitar São Francisco de Paula por estes dias.  E quem quiser ficar muito bem instalado procure o Hotel Village, onde o atendimento e as acomodações são perfeitos.
Por fim, foi um final de semana fantástico.  
  
No local da Festa

Ah!  E quem quiser saber o resultado do 20º Ronco do Bugio acessa o blog http://www.rondadosfestivais.blogspot.com/

Entrada do Pavilhão da Festa do Pinhão










Com os meus amigos e compadres José Fogaça, Solange e Nereu


No Monumento ao Carreteiro

No juri do Ronco, com Luciano Maia, Leo Ribeiro e Kuka Pereira


Nenhum comentário:

Postar um comentário