07 novembro 2016

EFEMÉRIDES RIO-GRANDENSES - 08 e 09/11

Relembramos fatos importantes ocorridos nos dias 08 e 09 de novembro, notadamente aqueles que tem relação com os ambientes da arte, da cultura e da história do Rio Grande do Sul.


08/11/1857:  Fundada no Rio de Janeiro, pelo professor, gramático e filólogo Antônio Alvares Pereira Coruja, a Sociedade Sul Rio-grandense, a mais antiga entidade representativa do povo gaúcho.   Este núcleo de tradições resultou da união de um grupo de gaúchos de posses, alguns deles revolucionários, que foram presos e deportados para o Rio de Janeiro.
Na então capital do império, eles resolveram fundar esta Sociedade, de caráter beneficente e com intenção de reunir cada vez maior número de rio-grandenses lá residentes, até proporcionando meios para seu retorno à terra natal.     Na sua evolução política, econômica, social e beneficente, a Sociedade ganhou prestígio junto aos governantes da época. Melhorou sua estrutura, criando departamentos cívico, cultural, esportivo e uma sede campestre.   É de iniciativa da Sociedade Sul Rio-grandense, o movimento que angariou fundos para o erguimento da estátua do Marechal Osório, Marquês do Herval, na Capital do império, perpetuando assim a imagem do digno militar gaúcho. O monumento, erguido no antigo Largo do Paço, hoje Praça XV de Novembro, foi inaugurado em 12/11/1892.
No dia 20/09/1977 a diretoria da Sociedade Sul Rio-grandense empossa a primeira patronagem do recém criado Centro de Tradições Gaúchas Desgarrados do Pago.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

09/11/2014: Morre em Santa Maria, o cantor César Lindemeyer
César iniciou sua carreira artística em São Borja, na década de setenta, mas só ficou conhecido no ambiente nativista após participar da 2ª Califórnia da Canção, realizada em 1972, em Uruguaiana. A partir da década de noventa, radicou-se em Santa Maria. Gravou 6 discos e deixou um legado de grandes interpretações que o levaram a conquistar mais de 200 prêmios em festivais nativistas pelo Rio Grande a fora.
César Lindemeyer nasceu em  07/01/1954, na cidade de São Luiz Gonzaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário