24 junho 2018

EFEMÉRIDES RIO-GRANDENSES - 24 DE JUNHO


24/06/2015:  Morria em Porto Alegre, aos 80 anos de idade, o poeta, comunicador e tradicionalista Antônio Augusto Fagundes, o Nico Fagundes.    
Ele também foi advogado, antropólogo, professor, escritor, folclorista, ator e comunicador de rádio e TV.  
Apresentou por 30 anos o programa Galpão Crioulo, na RBS TV, e comandava o programa Galpão do Nativismo na Rádio Gaúcha.     
Escreveu dezenas de livros sobre poesia, folclore e história do Rio Grande do Sul.  No ambiente da música, é autor de sucessos como Canto Alegretense e Origens.  
Em 2012, foi aclamado em livro, pelo escritor Renato Mendonça, como um dos pilares da tradição gaúcha.
Antônio Augusto da Silva Fagundes, o Nico Fagundes.  nasceu no dia 04 de novembro de 1934, no Alegrete.


24/06/2015:  Falecia em Uruguaiana, o cantor e compositor Sérgio Gomes, o "Xucro". Ele tinha 66 anos de idade e foi vitimado por uma pancreatite, 
Sergio Gomes, iniciou sua carreira artística em meados da década de 60, participando de programas da Rádio Charrua de Uruguaiana, como integrante da dupla Fronteira e Fronteirinha.   
No palco da Charrua ele conheceu e se aproximou de grandes nomes da música gaúcha como José Mendes, os Três Xirus, Gildo de Freitas, Teixeirinha e tantos outros. Sérgio Gomes vinha participando de alguns festivais nativistas formando parcerias com os compositores Armando Vasques, Silvio Genro e João Quintana Vieira. 
Gravou vários LPs e CDs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário