14 maio 2012

CONCURSO LITERÁRIO DA EPC

Divulgo a seguir, o regulamento de mais um Concurso Literário promovido pela Estância da Poesia Crioula, que recebi do meu amigo Cândido Brasil, presidente da Academia Xucra do Rio Grande.


REGULAMENTO DO CONCURSO LITERÁRIO CRISTÓVĂO PEREIRA DE ABREU 2012.
I – JUSTIFICATIVA
O ciclo do Tropeirismo foi importante fator de desenvolvimento econômico e social, no Brasil e demais países do Mercosul.   Foi ele, ainda, fator de integraçăo entre esses povos, razăo pela qual a Estância da Poesia Crioula, voltada para o resgate histórico e cultural desse ciclo, criou o CONCURSO LITERÁRIO CRISTÓVĂO PEREIRA DE ABREU, com o qual rende homenagem aos tropeiros, verdadeiros desbravadores do Rio Grande do Sul.
II – REGULAMENTO
1) As categorias deste concurso săo: PESQUISA HISTÓRICA, POESIA E TROVA.

2) Os trabalhos deverăo ser inéditos, redigidos em portuguęs ou espanhol, tendo por tema: O TROPEIRISMO.

3) Poderăo participar deste concurso pessoas naturais dos países do Mercosul.
4) PESQUISA HISTÓRICA: Deverá conter no máximo cinco páginas, ocupando apenas um lado da folha.

5) POESIA: Serăo aceitas todas as modalidades poéticas. A poesia deverá conter no máximo 120 versos ou linhas.

6) TROVA: Compreenderá a trova escrita, setissilábica e com rima dupla, rimando o primeiro verso com o terceiro e o segundo com o quarto.

7) Cada autor poderá concorrer com até tręs trabalhos em cada categoria.

8) Os trabalhos deverăo ser encaminhados, EXCLUSIVAMENTE POR E-MAIL, até o dia 04 de junho de 2012, para o seguinte endereço eletrônico: acandido@ghc.com.br
Parágrafo Único: Os trabalhos deverăo conter a identificaçăo do autor através de pseudônimo. Em separado deverăo ser enviados os dados pessoais contendo nome, endereço e telefone para contato.

9) Os trabalhos serăo julgados por comissőes especializadas, indicadas pela instituiçăo promotora do concurso.
10) PREMIAÇĂO: Os tręs melhores trabalhos em cada categoria receberăo diploma. Os primeiros colocados em cada categoria receberăo o troféu “CINCERRO DE PRATA”.

11) Os resultados serăo proclamados e os pręmios conferidos em solenidade especial, em Porto Alegre, durante a realizaçăo do 56º Rodeio de Poetas Crioulos, no último final de semana do mês de junho de 2012.

Candido Brasil - Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário