quarta-feira, 18 de março de 2015

MUSEU REALIZA PESQUISA SOBRE OS "CLUBES DE NEGROS"

Publico o chasque enviado pela assessoria de imprensa da prefeitura da minha terra, Santo Antônio da Patrulha, que aborda um assunto interessante e de relevância histórica e social.
Leiam, opinem e contribuam se houver interesse.

Museu Caldas Junior, de Santo Antônio da Patrulha, pesquisa histórias dos clubes de negros no município.

A Fundação Museu Antropológico Caldas Júnior está realizando, durante este ano, o projeto de pesquisa “Clubes de Negros em Santo Antônio da Patrulha”.
Para dar andamento, a fundação está buscando contatos, mapeando os movimentos e buscando pessoas que possam prestar depoimentos e contar histórias da época, bem como documentos, fotos e registros dessas organizações.

De acordo com levantamentos iniciais, existiam dois clubes que funcionaram em Santo Antônio até a década de 1970. Um deles era denominado de “Sociedade Princesa Izabel”, com membros do bairro Cidade Alta, e o outro de “Sociedade Castro Alves”, com membros do Bairro Pitangueiras. Em 1975 fundiram-se, formando a “Sociedade Beneficente União Patrulhense”, assim como outros grupos do interior do município.

O projeto conta com evento no dia 20 de novembro (Dia da Consciência Negra), quando haverá uma programação especial, que vai ser montada a partir dos resultados obtidos visando identificar a presença negra no município.
Aqueles de desejam colaborar podem entrar em contato, através dos telefones 3662-2738 ou 8585-0402, ou pelo e-mail museucaldasjunior@pmsap.com.br

O Museu Caldas Júnior fica localizado na Avenida Borges de Medeiros, nº 427, Cidade Alta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário