11 julho 2018

EFEMERIDES - 11 DE JULHO


11/07/1997:  Morre em Porto Alegre, aos 71 anos de idade, o poeta, folclorista e comunicador de rádio e TV, Dimas Costa.
Era conhecido no meio artístico pela alcunha de Xiru Divertido.   
Tinha cerca de 15 livros de poesia publicados e notabilizou-se por ser o primeiro poeta e compor versos para serem recitados por crianças.   
Dimas foi apresentador de programas de rádio e televisão, tendo iniciado carreira na década de cinquenta, na Rádio Farroupilha, emissora onde comandou os programas Festança na Querência (em parceria com Paixão Cortes), Céu e Campo, Entardecer na Querência, Pelos Caminhos do Pago e Alma do Rio Grande (também com Paixão Cortes).   Atuou também como ator em filmes produzidos por Teixeirinha e José Mendes. 
Destacou-se igualmente como compositor, tendo parceria com diversos artistas de renome, dentre os quais José Mendes.  É autor, juntamente com Eleu Salvador, do conhecidíssimo Parabéns Crioulo, saudação indispensável nas comemorações de aniversário dos gaúchos.
Dimas Nogues Costa nasceu em Bagé, no dia 20/01/1926.





11/07/1847:  Nasce em Porto Alegre a escritora Luciana de Abreu.   
Ela foi a primeira mulher a ingressar numa sociedade literária, o Partenon Literário, e primeira mulher a subir à tribuna para expor ideias sobre a emancipação feminina.   
Vitimada por uma tuberculose, Luciana de Abreu, faleceu com 33 anos de idade, em Porto Alegre, no dia 13/06/1880.
O escritor Dante de Laytano, reuniu suas obras e as publicou em três volumes, como título de "Preleções".

Um comentário:

  1. Dimas Costas esse foi galo cinza,que Deus o abrigue no galpão crioulo do céu.

    ResponderExcluir