12 dezembro 2016

EFEMÉRIDES RIO-GRANDENSES - 12 DE DEZEMBRO

12/12/2011:  Aos 63 anos de idade, morre em Guaíba o cantor e compositor José Cláudio Machado.   
Dono de uma voz afinada e imponente, consagrou-se por interpretar músicas identificadas com o campeirismo gaúcho.   
Participante ativo dos festivais nativistas, venceu inúmeras edições do principais eventos, interpretando obras que se transformaram em clássicos da música regional gaúcha, tais como Campesino, Potro Sem Dono, Pelos, Uma Tarde no Corredor (Entrando no Bororé), Canção do Verde, De Como Cantar um Flete, Milonga Abaixo de Mau Tempo, Lástima e Pedro Guará, com a qual foi vencedor da 2ª Califórnia de Uruguaiana, em 1972, quando ele ainda participava o grupo os Tapes. 
No final da década de 70, passa a integrar o grupo Os Teatinos, ao lado de outros nomes consagrados como Glênio Fagundes, Paulo Fagundes e Marco Aurélio Campos.   Fez parcerias com Jayme Caetano Braun e, na década de 80,  integrou o conjunto Os Serranos, quando participou do disco Isto é... Os Serranos.  
Quase ao final da carreira, gravou diversos discos interpretando obras do compositor Mauro Moraes, com quem tinha relação muito próxima.
José Cláudio Machado, nasceu no dia 17 de novembro de 1948, na cidade de Tapes.

Um comentário:

  1. Muito do que tenho como músico intérprete que sou, vem da forma singular de como José Claudio Machado cantava e algumas músicas de meu repertório campeiro gaucho, são das interpretações dele.

    Vida que segue, por aqui nos corredores de nosso torrão Gaucho!
    Vida que segue, por outras paradas celestiais e por certo ele seguirá sempre cantando e interpretando com a mesma mestria que por aqui fazia!

    Luz e Paz para todos nós!!!

    ResponderExcluir