06 janeiro 2017

EFEMÉRIDES RIO-GRANDENSES - 06 DE JANEIRO


06 DE JANEIRO DE 1869: 
Morre em Assunção/Par, o General do Exército Brasileiro, José Joaquim de Andrade Neves, primeiro e único Barão do Triunfo.  Em 1835, quando iniciou a Revolução Farroupilha, Andrade Neves, deixou a agricultura, alistou-se, voluntariamente, no lado imperial.  Tomou parte ativa em um grande número de peleias como membro da Guarda Nacional tendo se distinguido no ataque à ilha do Fanfa (no rio Jacuí), onde Bento Gonçalves da Silva foi feito prisioneiro.
Elevado a major da Guarda Nacional em 1840 e a tenente-coronel em 1841. De alferes a tenente-coronel, conquistou todos os postos no campo de batalha, por ato de bravura. 
Após um breve período de vida, em paz, no campo, retorna às armas para lutar na Guerra contra Rosas, em 1851, reunindo um grupo de voluntários, destacando-se na batalha de Moron
Em 1864, quando da invasão brasileira à República Oriental do Uruguai, para defender a vida e os interesses brasileiros, o já General Andrade Neves ia à frente da 3ª Brigada de Cavalaria.   Sua divisão era apelidada pelos paraguaios de caballeria loca de cuenta (cavalaria louca varrida). 
Foi nomeado barão do Triunfo, em 19 de outubro de 1867
Durante o ataque a Lomas Valentinas, uma bala veio produzir-lhe grave ferimento no . Levado à Assunção/Par, foi recolhido ao palácio tomado de Solano López. Complicações no ferimento provocaram sua morte. Reconhecido por sua importante participação na Guerra do Paraguai, José Joaquim de Andrade Neves, nasceu em Rio Pardo no dia 22 de janeiro de 1807.

06 DE JANEIRO DE 1918:   Nasce, no distrito de Santo Amaro, município de General Câmara, o poeta, radialista, compositor e político, Lauro Pereira Rodrigues.  
Membro da Estancia da Poesia Crioula.  Radialista, foi o primeiro comunicador no Rio Grande do Sul a apresentar um programa de cunho regionalista “Campereadas”, pela Rádio Sociedade Gaúcha.  Neste programa surgiu o acordeonista e cantor Pedro Raymundo. 
Político, elegeu-se vereador de Porto Alegre e mais tarde, Deputado Federal.    Em 1958, volta ao rádio para comandar o programa Roda de Chimarrão, diariamente, das 8h30 as 9h30, na Radio Farroupilha. 
Lauro Rodrigues faleceu em 17/12/1978 

Nenhum comentário:

Postar um comentário