07 janeiro 2017

EFEMÉRIDES RIO-GRANDENSES - 07 DE JANEIRO

07 DE JANEIRO DE 1846:   Motivado pela pacificação, resultante do fim da Guerra dos Farrapos, o jovem Imperador Dom Pedro II, vem à Cachoeira do Sul para sua primeira visita oficial ao Rio Grande de São Pedro.
No meses seguintes, Dom pedro II percorreu outras localidades, dentre as quais Santo Antônio da Patrulha, onde foi construída uma Fonte em sua homenagem.


07 DE JANEIRO DE 1921:  Nasce em São Jerônimo, o escritor Josué Marques Guimarães.   Josué Guimarães tornou-se famoso nacionalmente pelos seus romances, mas iniciou sua vida profissional muito cedo, como jornalista.  Também atuou como ilustrador, diagramador, cronista, comentarista, redator, repórter e redator-chefe de jornais e revistas.  Escrevia para os jornais Folha de São Paulo, Zero Hora e Correio do Povo. Escreveu e publicou pelo menos 25 livros de sucesso, dentre os quais se destacam:  A Ferro e Fogo, Dona Anja, Os Tambores Silenciosos, Camilo Mortágua, Xerloque da Silva, entre outros.   Em 1951 foi o vereador mais votado de Porto Alegre.
Josué Guimarães morreu no dia 23/03/1986, em Porto Alegre

07 DE JANEIRO DE 1954:  Nasce em São Luiz Gonzaga, o cantor Cesar Lindemeyer.  Iniciou sua carreira artística em São Borja, na década de setenta, mas só ficou conhecido no ambiente nativista após participar da 2ª Califórnia da Canção, realizada em 1972, em Uruguaiana. 
A partir da década de 90, radicou-se em Santa Maria, onde faleceu em 09/11/2014.  
Gravou 6 discos e deixou um legado de grandes interpretações que o levaram a conquistar mais de 200 prêmios em festivais nativistas pelo Rio Grande a fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário