24 janeiro 2017

EFEMÉRIDES RIO-GRANDENSES - 25 DE JANEIRO

25/01/1879   Nasce em Cachoeira do Sul, o jornalista, escritor e poeta Afonso Aurélio Porto, um dos maiores historiadores gaúchos.
Começou sua carreira de escritor e poeta, publicando poesias nos jornais "O Atleta", de Porto Alegre, e "A Fronteira", da cidade de Quaraí.
Atuou como jornalista no periódico "A Federação", no "Diário de Notícias", e no "Jornal da Manhã".
Especializou-se em História do Rio Grande do Sul, tendo escrito e publicado o livro “O Trabalho Alemão no Rio Grande do Sul”. Bem como publicou diversos artigos na Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul.
Era também funcionário público, tendo atuado na Secretaria da Fazenda e no Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, do qual foi diretor. Serviu também ao Arquivo Nacional e ao Arquivo do Itamarati.
No campo político, foi intendente do município de Montenegro.
Afonso Aurélio Porto faleceu em 10 de outubro de 1945, no Rio de Janeiro.


25/01/1898: Assume a Presidência do Estado do Rio Grande do Sul, o caçapavano, Dr. Antônio Augusto Borges de Medeiros, o famoso Antônio Chimango.  
Indicado pelo então presidente Júlio de Prates Castilhos, a quem sucedeu, deu continuidade ao projeto político do Castilhismo, do qual foi um dos maiores representantes, e do Positivismo, doutrina da qual foi um fiel executor. 
Borges de Medeiros manteve-se no cargo por trinta anos, até 25 de janeiro de 1928.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário