10 janeiro 2017

EFEMÉRIDES RIO-GRANDENSES - 10 DE JANEIRO


10 DE JANEIRO DE 1927:   Nasce em Porto Alegre, o tradicionalista Cyro Dutra Ferreira.  Um dos pioneiros do Piquete da Tradição, era integrante do Grupo dos Oito.  Participou da criação da Chama Crioula e da 1º Ronda Crioula, realizada de 07 a 20 de setembro de 1947.  No ano seguinte, participou da fundação do 35CTG, do qual foi patrão nos anos de 1955/56 e 1963/64.    
“Seu Cyro” como era conhecido, também se dedicou a literatura, tendo  escrito e publicado livros como “35 CTG – Pioneiro do MTG”, “Carreta Campeira” e “Campeirismo Gaúcho”.  
Destacou-se igualmente no papel de palestrante e difusor dos assuntos relacionados ao tradicionalismo a prática campeira.   
  Cyro Ferreira faleceu em 09 de agosto de 2005, no seu sítio em General Câmara


10 DE JANEIRO DE 1989:  Promulgada pelo deputado Algir Lorenzon, à época presidente da Assembleia Legislativa do Estado, a Lei  nº 8.813, de autoria do então deputado Estadual Joaquim Moncks, que definiu a indumentária gaúcha como traje de honra e de uso preferencial no Rio Grande do Sul. 
Ficou designada como a “Lei da Pilcha Gaúcha".     
Será considerada "Pilcha Gaúcha" aquela que reproduza, com autenticidade e elegância, a sobriedade da nossa indumentária histórica, de acordo com os ditames traçados pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho.  
Deputado Joaquim Moncks
Visando complementar e tornar mais claros os objetivos da Lei 8.813, foi definida, na 76ª Convenção Tradicionalista, realizada em 30/07/2011,  na cidade  de Taquara, a Pilcha oficial Gaúcha.  
Os elementos que integram o  traje masculino são: 
Bombacha, Camisa, Lenço, Colete, Paletó, Cinturão ou Guaiaca, Faixa, Pala, Faca, Chapéu, Bota e Espora.  
O traje feminino deve ser  formado basicamente por:  
Vestido de Prenda,  Saia e Blusa, Saia e Casaquinho, Saia de Armação, Bombachinha, Meias, Sapato, Sapatilha ou Botinha.
A "Pilcha Gaúcha" poderá substituir o traje convencional em todos os atos oficiais, públicos ou privados, realizados no Rio Grande do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário